ENEM

Enem pode ser realizado de forma seriada a partir de 2021

Giliard
Giliard
Publicado em 06/02/2020 às 11:07
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) planeja aplicar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos três anos do ensino médio. A proposta é juntar as três notas e compor a nota final do aluno para disputar as vagas no ensino superior. A informação é do jornal O Globo. De acordo com a reportagem, a aplicação deve começar para alunos do 1º ano em 2021 e será ampliada gradualmente.

Leia também:

> Cinema lidera preferência de alunos de outros estados na UFPE

> Inscrições para o Fies começam nesta quarta-feira

> Divulgado resultado da primeira chamada do ProUni

As turmas de 2º ano devem ser incorporadas em 2022 e as do terceiro, em 2023, formando o primeiro ciclo do ensino médio a fazer a prova nestes moldes. Tanto estudantes de escolas públicas como de particulares iriam passar pelo exame seriado.

O novo formato ainda não está confirmado e será analisado pelas áreas técnicas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Enem Digital, anunciado no ano passado, também deverá ser implementado de forma paralela.

O sistema é inspirado no Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB), realizado ao longo do ensino médio para selecionar estudantes para metade das vagas ofertadas pelos cursos.

Enem não vai acabar

Ainda segundo o jornal O Globo, o Enem da forma que existe hoje continuaria existindo para o público que já terminou o ensino médio e quer disputar uma vaga em universidades, assim como para aqueles que perderem uma das provas do exame seriado. Apesar de questionados pelo jornal, o MEC e o Inep não se pronunciaram.