casamento

Suíça aprova casamento entre pessoas do mesmo sexo

Publicado em Casamento 27/09/2021 às 14:37
Suíça aprova casamento entre pessoas do mesmo sexo

Maico Pereira/ Unsplash

A Suíça, na Europa, aprovou no último domingo (26) o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. Com isso, ele se torna o 17º no continente e o 30º a ter o casamento igualitário, lista que inclui o Brasil. 

A decisão foi tomada em um referendo com a pergunta “Você quer aceitar a mudança de 18 de dezembro de 2020 do Código Civil Suíço (casamento para todos)?”, na qual 52% da população do país votou. A decisão, que altera o código civil suíço, ganhou com 64% dos votos válidos. Até este domingo, casais suíços do mesmo sexo só podiam ter uma “parceria registrada”. 

A proposta do casamento igualitário foi proposta pelo governo federal e pelo Parlamento e o projeto, que foi trabalhado pelo partido glp, foi lançado em 2013. Após várias versões do texto serem debatidas, em 2020, um comitê multipartidário composto por representantes de partidos de direita, lançaram uma petição pedindo um referendo. 

Agora, os casais que tinham “parceria registrada” podem ter o status convertido para casamento. Porém, não podem ser reintroduzidas. 

*Com informações do G1 Mundo 

Compartilhe
Publicado por
Vem Casar Comigo

Comentários