Por que as noivas usam branco no casamento?

Publicado em Curiosidades Vestido de Noiva 16/09/2021 às 18:18
Por que as noivas usam branco no casamento?

Victoria Priessnitz/ Unsplash

Você já se perguntou por que as noivas usam branco no dia do casamento? Afinal, essa é uma tradição seguida por muitas pessoas em todo o mundo, especialmente em países do ocidente.

Mas sempre foi assim? A resposta para essa pergunta é não, até por volta do século 19 as noivas usavam vestidos de cores comuns, que elas usavam no dia a dia, uma vez que a cor branca tinha ligação com o luto. 

A seguir, nós do Vem Casar Comigo explicamos um pouco por trás da origem desse tipo de tradição e ainda qual é o costume em outras partes do mundo. Confira!

Qual é a origem do vestido de noiva branco?

O branco nem sempre foi uma cor associada com as noivas, como acontece hoje em dia. Inclusive, era justamente o oposto, sendo muito utilizado para simbolizar o luto, coisa que acontece até hoje em algumas culturas. 

O costume das noivas de se vestirem com a cor na cerimônia de casamento começou por volta do século 19, com a rainha Vitória do Reino. Ela não apenas escolheu um modelo de vestido de noiva inteiramente branco, o que chamou muita atenção na época, mas deixou de lado a coroa e adornou o cabelo com flores. Ela também teria começado o costume de usar um véu.

Antes dela, outras figuras históricas famosas, como Maria da Escócia e Filipa da Inglaterra, também usaram a cor nos seus casamentos. A moda, no entanto, só se popularizou com a rainha Vitória, que ditou muitos outros costumes da época. 

Com o tempo, o branco passou a ser associado com a pureza e inocência. Alguns outros ainda associam a cor com a castidade. Em outros países, como China e Índia, o comum é que as noivas utilizem vermelho no grande dia, para simbolizar a alegria da união. 

A noiva tem que usar branco?

A resposta para essa pergunta é um óbvio não. O casamento é um dia muito importante para os noivos e, portanto, é essencial que ambos se sintam confortáveis com as roupas que irão usar e isso inclui a cor escolhida. 

Outro ponto é que vestir branco é uma tradição que foi passada com o tempo e não uma regra. Portanto, a escolha da cor do vestido e de toda a decoração fica a cargo dos noivos. 

Inclusive, existem noivas lindíssimas que usaram e optaram por outros tons. Os mais comuns, para quem pretende manter uma paleta de cores mais claras, são os tons de champagne e rosa claro.

Compartilhe
Publicado por
Vem Casar Comigo

Comentários