Saiba tudo sobre

O que é preciso saber sobre casamentos homoafetivos no Brasil

Publicado em Planejamento do casamento 19/02/2020 às 10:00
Foto: Pixabay

O que sentimos por outra pessoa não precisa ser justificado ou autorizado. O amor existe, pode ser entre um casal hétero ou um casal homoafetivo. Para a celebração do casamento de gays ou lésbicas são seguidos os mesmos trâmites burocráticos que um casamento entre um homem e uma mulher, não é um processo diferente, porém algumas dúvidas podem surgir para os casais que estão planejando o seu casamento.

Em 2013 o Supremo Tribunal Federal aprovou na resolução nº 175, que demanda que os cartórios não recusem oficializar a união entre casais do mesmo sexo, o tema para algumas instituições religiosas ainda é bastante polêmico, mas desde que os casamentos LGBT se tornaram legais, os casais buscam oficializar de uma forma única. A seguir você poderá encontrar algumas dicas para tornar esse momento especial.

LEIA MAIS: Já escolheu o vestido do seu casamento? Saiba qual combina com o seu estilo

Veja dicas de looks para casamentos ao ar livre

Protocolo legal

Para que o casamento tenha um efeito legal, é necessário que os casais compareçam a um cartório para dar entrada em sua documentação. Tanto os noivos quanto as noivas precisam levar alguns documentos obrigatórios, como as certidões de nascimento, cédulas de identidade originais, comprovante de residência original e duas testemunhas. Devem esperar duas semanas e, se caso tudo der certo, o oficial do cartório certificará no processo que os noivos estão aptos.

A entrada dos(as) noivos(as), como organizar?  

Segundo os cerimonialistas, não protocolos a seguir quando trata-se de uma entrada de casamento civil. O casal que definirá como desejam realizar a abertura e qual será o tipo de música para a entrada do casamento. Assim os noivos podem entrar como quiserem.

Foto: Pixabay

E os trajes, devem ser iguais?

Cada casal usa o que desejar e achar mais adequado. Se desejam entrar com o vestido de noiva, diferentes ou iguais, usar modelos mais modernos, como noivas que optam por calças e macacões, a escolha fica entre o casal. O mesmo vale para homens, que podem usar trajes iguais, em cores alternadas ou distintas, expressando a personalidade de cada um. Podendo usar acessórios semelhantes, como gravata borboleta, meias coloridas, etc.

Lista de convidados

Convidem as pessoas que apoiam o casal e querem bem, que realmente torcem pela felicidade, evitem as pessoas que não demonstram comportamentos em que não aprovam o relacionamento, ainda que seja um familiar íntimo ou os conhecidos que não aceitam bem o seu amor.

Além disso, quando forem contratar profissionais, procurem aqueles que realmente estão interessados em dar o seu melhor, não apenas por conveniência. Tenham o cuidado de conversarem antes para ter a certeza de que eles não colocarão vocês em uma situação complicada.

Cerimônia

Algumas religiões não permitem que a união homoafetiva seja na igreja, mas para cada casal pode existir um ritual livre, no espaço em que vai se casar. Podendo ter um celebrante de vários tipos de segmento, que siga a doutrina que os noivos seguem, para dar suas bênçãos.

Compartilhe
Publicado por
Vem Casar Comigo

Comentários