Dicas para construir um discuro

Padrinhos e madrinhas: Como escrever o dicurso ideal

Publicado em Planejamento do casamento 13/01/2020 às 3:11
Foto: Pixabay

A escolha dos padrinhos e algo difícil, com isso, retribuir o carinho dado pelo casal em um bonito discurso equivale a um grande presente ao casal. Para você que também tem essa certeza, a seguir você poderá ter uma lista de dicas para se sair bem nessa missão e emocionar tanto o casal quanto os convidados.

Não tente ser outra pessoa

O convite para você ser padrinho ou madrinho veio por você ser quem é. Se não for uma pessoa extrovertida, não precisa forçar isso, assim como não espera de alguém que seja brincalhão, um discurso formal. São exatamente as palavras verdadeiras que ficarão na lembrança de todos, procure apenas adequar o tom conforme o local e o público em questão.

Procure inspirações

Podem lhe faltar palavras para expressar a gratidão e o carinho pelo casal. Caso isto aconteça, veja vídeos e leia textos que já tenham sido usados em outras cerimônias podem funcionar para inspirar uma grande ideia. Ou, pelo menos, servir para contar aquela história marcante sobre a história do casal. Poemas, citações de autores e de letras de música ajudam bem neste propósito, mas procure fugir daquelas frases para convites de casamento para não cair no clichê.

LEIA MAIS: Saiba quais são as tendências de bolos para 2020

Saiba como se inscrever no Programa Fábrica de Casamentos

Evite contar fatos desconfortáveis

Falar de antigos relacionamentos, lembrar brigas do casal e expor situações do passado que não os deixe os noivos orgulhosos na frente da família não são necessários. O momento é de celebração, lembre-se também que seu discurso tem uma grande chance de ser gravado.  

Seja direto

O momento é muito especial, mas lembre de que não você não é o foco das atenções. Um discurso longo tende a não receber a devida atenção dos convidados e torna um momento importante, algo cansativo. Tédio não vai ser um sentimento que vai combinar com a festa, além de que você não será o único a discursar para os dois. 

Prepare-se para discursar em púlico

Ensaie para ter mais segurança, além de ajudar a escrever frases de maneira mais objetiva e interessante. Orações muito longas dificultam a compreensão das palavras pelos ouvintes e dá um tom monótono ao momento. Fale em voz alta, no espelho, você poderá se identificará melhor de como contar uma mesma história.

Foto: Pixabay

Intimista no ponto certo

Demonstre afeto e admiração aos noivos. Além do sentimento de torcida pela felicidade dos deles, reforçando os laços do casal. Pois, sabe-se o quanto é complexo para os noivo escolherem quem vai ser os padrinhos. Além de gerar simpatia entre os convidados que raramente conhecem todos.

Leve uma cola

Não são poucos os casos de pessoas em que pessoas esqueceram de algo no calor do momento. Não tenha vergomha de levar um papel para olhar, quando esquecer de algo. Os noivos sentirão o seu carinho em cada palavra escrita para eles. Certificar-se que a cola está legível e íntegra até o momento de assumir o microfone é igualmente importante para que o esforço não seja em vão.

Se beber muito, prefire não discursar

Pessoas quando estão alteradas perdemo controle sobre as palavras e os atos. O ideal é não abusar do alcool, pelo menos até esse momento. Não é nada legal ser lemrbado pelo motivo errado. Agora basta colocar em prática todas as dicas e agradar aquele que te escolheram.

Compartilhe
Publicado por
Vem Casar Comigo

Comentários