Cerimônia tradicional

Casamento grego: saiba os detalhes da tradição

Publicado em Curiosidades 8/01/2020 às 9:45
Foto: Pixabay

A Grécia influencia diretamente várias culturas no mundo inteiro. Assim sendo, nasceram ritos e conceitos que são como guias para nossa sociedade até hoje, seja como a democracia, a própria filosofia, vários nomes da literatura, ciência, artes cênicas. Muitas comemorações da Grécia Antiga se repetem até hoje, o que também vale para as cerimônias de casamento. A família é a coisa mais importante para eles e deve estar presente nos preparativos para o tão sonhado dia, seja para ajudar nos pequenos detalhes ou até mesmo no banquete.

Não se é estranho que a família toda é convidada, independente se são próximos ou não. Os convites são produzidos em grande quantidade, para eles o laço de sangue entre as pessoas é algo. É comum para convidar amigos, mesmo que também não participem do convívio dos noivos. O verão é o momento que mais acontecem os chamados, em vilas e ilhas de origem familiares, com isso, geralmente acontecem de julho a setembro, a festa dura até o dia seguinte.

Cerimônias religiosas

A religião predominante na Grécia é a Ortodoxa Grega e a grande maioria dos casamentos ainda segue a tradição de cerimônia religiosa na igreja, seguida de uma festa que ocorre na casa de algum familiar, normalmente acontece ao ar livre.  Do lado de fora da igreja, existe o cortejo dos carros dos noivos. E os convidados entram depois deles. Geralmente as madrinhas se vestem da mesma forma e a noiva se casa com um vestido que foi passado de geração por geração, mas depende da tradição familiar.

Símbolos e ritos

Os noivos carregam velas durante a cerimônia e eles trocam a aliança da mão esquerda para a direita, o que é diferente do costume brasileiro. Os noivos usam uma coroa, chamada Stefana, feito com um aro fino branco e dourado enfeitado com flores, ou pérolas aplicadas delicadamente com fita amarrada ligando as duas coroas, que simbolizam a união do casal.

As coroas são trocadas entre o casal três vezes por um padrinho para fazer a ligação espiritual. Depois de compartilharem uma taça de vinho e o sacerdote conduz o casal, segurando a fita das coroas, dando três voltas ao redor do altar, para que sejam declarados casados.

LEIA MAIS: Após pedido de casamento em lanchonete casal ganha casamento dos sonhos

Buquês para noivas que se casam na primavera e verão

Foto: Pixabay

Lembrancinhas com significados

Os convidados ganham saquinhos de arroz para jogar nos noivos na saída da igreja, em um rito para desejar fertilidade e prosperidade ao casal. Antes disso, as mulheres solteiras ganham amêndoas em quantidade ímpares porque é um número que não dá para dividir, representando saúde, felicidade, fertilidade, longevidade e riqueza.

Essa é uma das ideias de lembrancinhas de casamentos e que tem muito significado. O bolo também é uma estrela na festa, bem como os demais doces, até podem investir em modelos que exibam o famoso olho grego, que é utilizado para afastar o “mau olhado”.

Animação é o que não vai faltar

A decoração é tradicional com as cores da bandeira da Grécia, branca e azul. Com isso, a decoração do casamento azul é a mais preferida pelos casais tradicionais, com tecido brancos enfeitando o teto, dando um ar mais leve. A fartura é incomparável. E os gregos são conhecidos por sempre querer agradar os convidados com comida, são servidas comidas típicas, com bastante  salada, carnes, queijos e vinhos.

Pratos

Quando se é falado sobre tradições gregas, várias pessoas imaginam os pratos gregos sendo quebrados, algo normal, já que muitos livros e filmes mostram essa tradição. Não se sabe onde ela surgiu, mas existem teorias que faz parte da cultura grega há aproximadamente há 4 mil anos. Uma das teorias que podem explicar o ritual é que os gregos antigos diziam que o barulho afastava os maus espíritos, e há quem diga que significa prova de desapego aos bens matérias.

Com o passar dos anos essa tradição passou a ser utilizada para demonstrar euforia, quando estão animados e felizes em uma festa, e em tempos modernos, alguns restaurantes até compravam cerâmicas especiais para serem quebrada ao final da noite, mas hoje o costume é proibido em lugares públicos, pelos acidentes que poderão ser causados.

Compartilhe
Publicado por
Vem Casar Comigo

Comentários