Casamento comunitário

Casamento comunitário: Saiba tudo sobre os tipos de cerimônias

Publicado em Curiosidades 13/12/2019 às 3:43
Foto: Pixabay

Para casais que buscam evitar muitos gastos o “Casamento Comunitário” é uma ótima saída. De maneira geral o casamento comunitário acontece de modo convencional. É um tipo de cerimônia em que vários casai oficializam a união no mesmo dia e horário.

Como funciona

Na maioria das vezes fazem parte de programas sociais que oferecem essa oportunidade de tomar a união oficial para casais de baixa renda. Esse tipo de casamento, em sua maioria é organizado por ONGs ou pelo próprio cartório. A igreja também pode oferecer alguns casamentos comunitários.

Celebração religiosa

É bastante comum que as igrejas realizem casamentos comunitários. Deve-se levar em consideração que essa união não possui valor civil, sendo necessário que a união seja realizada em cartório. Essa opção é mais procurada por casais que já são casados em cartório e buscam realizar o sonho do casamento em suas religiões, mas que no momento não possuem condições.

LEIA MAIS: Saiba como economizar para realizar seu casamento

Cartório

Os cartórios são os responsáveis por casamentos no civil, na maioria das vezes, o casamento comunitário no civil é levado ao cartório por ONGs, instituições ou até o governo. Existem cartórios que oferecem esse serviço para casais de baixa renda.

O casamento comunitário é gratuito?

No inicio, os casamentos comunitários eram gratuitos, todavia alguns cartórios e igrejas, oferecem assim alguns serviços e com isso um valor menor para cobrir os gastos relacionados. E apesar do casamento comunitário ser gratuito, casais optam por fazerem uma festa com buffet, fotografia, etc.

Foto: Pixabay

Inscrições

Para realizar a inscrição é necessário apenas procurar o cartório ou a instituição religiosa e inscrever-se no projeto. Caso a prefeitura da sua cidade ofereça, procure inscrever-se também.

Quem pode casar

Não há uma restrição certa para quem pode participar ou não do casamento comunitário. Porém, programas sociais de ONGs e instituições dão prioridade para casais de baixa renda.

Documentos necessários

Confira a seguir os documentos necessários:

  • Documento de identidade;
  • Comprovante de residência;
  • Para os solteiros, certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento com averbação do óbito para os viúvos;
  • Os divorciados devem apresentar a certidão de casamento com averbação de separação;
  • Comprovante de renda;
  • Duas testemunhas com RG e CPF.

Organize um casamento comunitário

Se não visa apenas participar, mas organizar, você também pode! O importante é que você tenha uma boa rede de contatos que possam contribuir para esse momento, porque você deverá mobilizar cartórios e igrejas, além de precisar entrar em contato com fornecedores.

Compartilhe
Publicado por
Vem Casar Comigo

Comentários