Casamento Civil

Casamento Civil: Saiba tudo sobre esse momento tão especial

Publicado em Curiosidades 5/12/2019 às 5:13
Foto: Pixabay

Os noivos estão tão ocupados em organizar a cerimônia e a festa que deixam a parte burocrática para a última hora. Porém essa burocracia é uma parte essencial que também é um momento muito especial, porque é ali que os noivos assumem um compromisso perante a lei.

Quando se é pensado no casamento no civil sempre surgem dúvidas e não se sabe por onde começar, e assim acaba-se perdendo muito tempo. Várias perguntas surgem, como: Quanto tempo antes da cerimônia religiosa? Quem precisa ir ao cartório? E a divisão de bens?

O primeiro assunto que os noivos precisam conversar é sobre a divisão de bens, porque dependendo de qual será a escolha é necessário um processo anterior à idá ao cartório para poder dar entrada no casamento no civil. O regime de bens é um tópico importante, existem 4 tipos que são: Comunhão parcial de bens, comunhão total e universal de bens, separação total de bens e participação final nos aquestos.

LEIA MAIS: Em 2018 Casamento de pessoas do mesmo sexo aumentou em 61,7%

Onde Casar

Cartório: É aquele que é celebrado no cartório pelo juiz e o escrevente.

Em Diligência: É quando o juiz de paz e o escrevente se dirigem até o local que os noivos escolhem para realizar o casamento.

Deligioso com efeito civil: Os noivos devem comparecer ao cartório com as testemunhas e com os documentos de requerimento da igreja, sinagoga, templo, etc. Descrevendo que o seu casamento terá efeito civil assinado e reconhecido pelo celebrante. Com isso, os noivos precisam levar em até 90 dias esse documento para o registro em até 90 dias esse documento para o registro no cartório.

Conversão de união estável em casamento: Esse processo é realizado quando já existe uma convivência entre duas pessoas com o intuito de construir família. É feito em cartório, ma não é preciso um juiz de paz para isso.

Compartilhe
Publicado por
Vem Casar Comigo

Comentários