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19/nov
prova do enem

Psicóloga dá dicas para aliviar a ansiedade antes do Enem

Publicado por Antônio em ENEM às 10:29

Faltando poucos dias para o primeiro dia de prova do Enem 2021, começa a bater uma certa ansiedade e estresse nos participantes, afinal, a prova marca o ingresso no ensino superior, a escolha de uma profissão e a despedida da comunidade escolar que o acompanhou nos últimos anos. Pensando nisso, a psicóloga Lais Fontenelle listou 6 dicas para aliviar o estresse na véspera da prova.

 

Organize-se para o dia do Exame

O estresse acaba fazendo com que os alunos esqueçam as coisas obrigatórias para a realização da prova: chegar no local no horário certo e com o material necessário. É importante organizar as canetas, traçar o trajeto para o local da prova, além de separar uma garrafa de água e um lanche ou barrinha de cereal para comer, caso sinta fome durante o exame.

Relaxe ao lado de familiares e amigos

Uma coisa fundamental é o apoio dos familiares e amigos nos momentos que antecedem a prova. É preciso reconhecer a necessidade de pausas, momentos de lazer e relaxamento, conversar sobre outros assuntos e realizar atividades em família e com amigos que fujam do tema ‘Enem’, ajudando a aliviar um pouco o estresse no período pré-exame.

Identifique momentos de estresse e separe momentos de escape emocional

Passeios, exercícios físicos, idas ao cinema, bate-papo com amigos ou qualquer outra atividade prazerosa pode contribuir positivamente para a saúde emocional do candidato evitando o seu esgotamento mental.

Durma, alimente-se bem e beba água

Uma boa alimentação, dormir o mínimo de horas recomendadas e beber água nos dias que antecedem a prova e na data do exame é importante para que o estudante esteja em boas condições de saúde.

Foque na prova e esqueça os concorrentes

No dia da prova é importante focar no exame e fazer o seu melhor.

Respire fundo, concentre-se e medite!

A hora tão esperada chegou, é normal que o participante sinta algum tipo de ansiedade. No dia do exame, logo que acordar, experimente meditar por alguns minutos, concentrando-se na respiração. Meditar ajuda na oxigenação do cérebro e na manutenção da concentração.