DICAS

Enem 2021: Qual o tema da redação? Veja propostas que podem cair na prova

Antônio
Antônio
Publicado em 11/11/2021 às 16:13
redação pixabay FOTO:

A prova do Enem está se aproximando e sempre vem com aquela dúvida que sempre envolve a prova: Qual o tema da redação?

Podendo chegar até 1000 pontos, a Redação é considerada uma grande responsável pelas notas dos estudantes. O Enem costuma trazer propostas bem específicas, mas é importante trazer o conteúdo para o cenário atual. 

Os professores estão apostando em temas que envolvam tecnologias, meio ambiente e sustentabilidade, educação e trabalho, e saúde. Com base nesses temas, existem algumas possibilidades que podem ser abordadas na Redação. 

O impacto das tecnologias pode ser uma das propostas com base no que foi vivido nos últimos anos, como o ensino a distância e as aulas EAD. O desaparecimento de profissões também pode ser abordado, já que muitas profissões estão sendo impactadas pela evolução das tecnologias. 

As energias renováveis são outra proposta bastante atual. Analisando o cenário atual, estamos enfrentando uma crise hídrica, então sobre a importância do uso de energia limpa pode ser discutido.  

Temas envolvendo saúde podem ser mais difíceis de aparecer, já que foram abordados na edição passada, com o tema “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.

O portal Diário do Nordeste realizou, junto com professores, uma relação com possíveis temas da redação do Enem 2021, com base nas temáticas citadas. Confira:

  1. Educação no contexto da pandemia
  2. Energias limpas e renováveis em substituição a matrizes energéticas poluentes
  3. Desaparecimento de profissões e o impacto do surgimento de outras
  4. Novo conceito de saúde pela Organização Mundial de Saúde
  5. Obesidade infantil
  6. Transformação digital no Brasil
  7. O impacto do ensino profissionalizante para as novas gerações
  8. Segurança hídrica no Brasil