Intensivão

publicidade
25/out
Lendo jornal

Textos jornalísticos ajudam na preparação para o Enem; saiba como

Publicado por Antônio em DICAS às 9:58

Você tem o costume de ler jornal? Eles podem ser um grande aliado para você que vai realizar o Enem.

Os textos jornalísticos fazem parte de grande parte dos cadernos da prova. Esses textos podem aparecer de várias formas diferentes, como notícias, reportagens, resenhas, artigos e até um discurso político, além de trazerem muita informação, o que pode te ajudar na hora de escrever a sua redação. 

Você pode usar dados e fontes que foram apresentados por um veículo confiável para enriquecer e trazer veracidade ao seu texto. Mas lembre que é importante citar o nome do veículo.

Os conteúdos também ajudam a construir um ponto de vista sobre determinados assuntos, já que são abordados de formas diferentes por veículos diferentes. Para isso, você pode selecionar um assunto e ver como dois jornais diferentes trataram a notícia. 

Mantenha o mesmo argumento durante todo o texto. Se “ficar em cima do muro”, o avaliador pode entender como falta de leitura e repertório. Você pode trazer fontes que apoiem a sua opinião, mas sem desrespeitar os direitos humanos. Sua redação será avaliada de maneira imparcial, mas você precisa seguir as regras da prova, para evitar que sua nota final diminua.