DICAS

Como fazer uma boa redação do Enem 2021

Antônio
Antônio
Publicado em 20/10/2021 às 12:36
redacao_CECILIA_BASTOS_USP-1 FOTO:

Qual será o tema da redação? Essa é uma das dúvidas que mais cercam a cabeça dos estudantes que vão realizar a prova do Enem. O tema só é divulgado no momento em que a prova já está sendo aplicada, mas por enquanto, você pode se preparar com algumas dicas de como fazer um bom texto.

Como fazer uma boa redação?

Antes de tudo, comece a acompanhar as notícias e preste atenção ao que está acontecendo no país e no mundo. Isso vai te ajudar a deixar seu conteúdo mais atual e por dentro de um possível tema. 

leia o enunciado do tema e os textos de apoio do caderno. Releia quantas vezes achar necessário para entender o assunto que será abordado. Se achar melhor, você pode planejar o seu texto, estruturando suas ideias e coisas que você sabe sobre o tema.

Faça bom uso da folha de rascunho escrevendo seus principais argumentos, mas sem esquecer de passar tudo a limpo depois para a Folha de Redação. Cuidado para não rascunhar. Fique atento também às normas de gramática do português. Use sempre uma linguagem objetiva e simples, evitando escrever coisas em primeira pessoa, como “eu acho” e “eu penso”.

Como não zerar a redação?

Não fugir do tema proposto é uma das dicas mais importantes para não zerar a prova. Cuidado também para deixar sua letra legível. Se achar melhor, você pode escrever com letra de forma. 

A redação precisa seguir o gênero dissertativo-argumentativo, então fique atento à estrutura do texto, respeitando a norma culta da Língua Portuguesa. Você deve elaborar propostas que solucionem os problemas apresentados, sem fugir do tema e sem desrespeitar os direitos humanos.

Seu texto precisa ter mais de 7 linhas e não pode conter desenhos, assinatura, rubrica ou qualquer outra forma de identificação, ou usar discurso ofensivo e injurioso.