DICAS

Enem 2021: tire suas dúvidas e se prepare para a prova

Antônio
Antônio
Publicado em 19/10/2021 às 15:59
Enem_Divulgação FOTO:

O Enem 2021 está cada vez mais próximo, então é normal se sentir nervoso e inseguro. Mas para aliviar um pouquinho a sua tensão, separamos algumas questões que podem te ajudar a se programar melhor. 

Quando vai acontecer a prova?

As provas do Enem 2021 serão nos dias  21 e 28 de novembro. 

No primeiro dia, a prova será com 90 questões objetivas. Sendo elas, 45 questões das disciplinas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 45 questões das disciplinas de Ciências Humanas e suas Tecnologias; e a redação dissertativa-argumentativa.

Já no dia 28, são 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias.

Em função da pandemia da covid, a prova poderá ser realizada em sua versão digital. Diferente da edição passada, o formato digital será aplicado nos mesmos dias em que a prova impressa.

Mas atenção! Para quem se inscreveu na 2ª chamada do Enem, entre os dias 14 a 26 de setembro, a prova vai ser realizada nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022.

Como saber o meu local de prova?

O seu local de prova é informado no cartão de confirmação, mas esse documento ainda não foi disponibilizado. A estimativa é de que ele esteja disponível a partir do dia 25 de outubro.

No cartão, além do seu nome completo, número de inscrição, CPF e a opção de Língua Estrangeira da sua escolha, você poderá encontrar as datas, horários e o local das provas. O cartão vai te informar o endereço, assim como o prédio e a sala que você vai realizar o exame. 

Para ter acesso ao cartão é só entrar na Página do Participante e logar com o seu CPF e a senha. Não é obrigatório, mas é melhor levar ele impresso no dia da prova.

Qual horário do fechamento dos portões?

Os dois dias de prova têm o mesmo horário para começar. Os portões serão abertos às 12h e fecham às 13h. É importante chegar com antecedência, para não correr o risco de perder a prova. 

Qual o horário das provas?

A prova está marcada para começar às 13 horas e 30 minutos, no horário de Brasília. No primeiro dia do Enem, as provas encerram às 19h. Já no segundo dia, a prova termina mais cedo, às 18h30.

Após às 15h30 você já está liberado para sair, mas não poderá levar o caderno. Para levar o caderno, você deve aguardar até às 18h30 no primeiro dia, e até às 18h no segundo dia.