ENEM

Redação do Enem: 6 dicas para se dar bem na prova

Tailane Paulino
Tailane Paulino
Publicado em 28/09/2021 às 14:19
Tirachard Kumtanom/ Pexels
Tirachard Kumtanom/ Pexels

A data de aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2021 está cada vez mais próxima, já que ele acontece nos dias 21 e 28 de novembro e nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022 (Enem PPL e para novos isentos), e isso pode deixar alguns estudantes ansiosos. 

Afinal, são muitos conteúdos para assimilar em pouco tempo e uma das etapas que mais costuma causar preocupação é a da redação, que tem grande peso na nota final. Você está nesta situação? Então confere o artigo a seguir, pois nós separamos 6 dicas para te ajudar a se dar bem na redação do Enem!

1. Fique ligado nas notícias

Não dá para saber qual será o da tema da redação do Enem, mesmo que muitos deem palpites. No entanto, isso não significa que não é possível se preparar minimamente para enfrentar essa etapa da prova. 

Dito isso, o ideal é que o candidato fique ligado nas atualidades. Ou seja, nas notícias do que está acontecendo no Brasil e no mundo. Coisas como política, economia e outras que possuem algum impacto social relevante são bem interessantes de acompanhar.

2. Treine bastante

Para arrasar na prova, não adianta apenas ficar preso aos conteúdos teóricos, mas também colocar em prática tudo o que viu. Por isso, sempre pratique bastante, especialmente a redação. 

Procure sobre os temas das edições anteriores e escreva sobre eles. Em seguida corrija, ou peça para alguma outra pessoa corrigir segundo o método utilizado pelos avaliadores. Dessa maneira, você perceberá melhor em quais pontos está evoluindo e em quais precisa melhorar.

3. Leia o material de apoio com atenção

A redação do Enem sempre traz alguns textos de apoio, que falam sobre o tema proposto para aquele ano e servem para ajudar o candidato a entender melhor a ideia. 

Portanto, eles são muito importantes e podem ajudar bastante, especialmente pois alguns trazem dados, na hora da construção do seu texto. Por isso, leia-os com bastante calma e analise com cuidado todas as informações apresentadas. É preciso lembrar que os dados e informações deles podem ser usados, mas em meio a argumentos do estudante e nunca copiados, viu?

4. Conheça o estilo

Entender o estilo do texto que você precisa escrever é necessário pois irá direcioná-lo sobre toda a estrutura do mesmo. No caso da redação do Enem, ela é dissertativo-argumentativo. Isso é, ela precisa ter, obrigatoriamente, uma introdução, uma parte de desenvolvimento e uma conclusão. Tudo dentro do limite mínimo de 7 e máximo de 30 linhas.

5. Fique atento ao português

O bom entendimento e uso do português é uma das coisas que os avaliadores procuram nos textos da redação do Enem. Por isso, preste atenção ao escrever para não cometer erros de gramática.

6. Revise com cuidado

Por fim, sempre revise com cuidado o seu texto antes de passar para a folha de entrega. Observe se ele contém todos os elementos do gênero pedido, se não há erros de português e se a pontuação está no local correto.

Também é importante verificar se a sua redação não traz nenhuma proposta que fere os direitos humanos e que seguiu e interpretou de maneira correta o tema proposto.