NOTÍCIAS

Pesquisa aponta 20 tendências para o futuro do trabalho

Tailane Paulino
Tailane Paulino
Publicado em 09/08/2021 às 17:38
Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Uma pesquisa feita em parceria com uma multinacional especializada em recrutamento e seleção de profissionais e a empresa O Futuro das Coisas, apontou as 20 tendências para o futuro do trabalho. 

Para isso, eles levaram em consideração o panorama atual, como as mudanças causadas pela pandemia de Covid-19. Uma das coisas apontadas pelo estudo, é que o que era conhecido como mundo V.U.C.A. (que em português significa volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade) está sendo substituído pelo mundo B.A.N.I. Esse, por sua vez, pode ser traduzido como frágil, ansioso, não linear e incompreensível. 

As 20 tendências listadas foram divididas em cinco partes. Sendo que a primeira fala sobre coisas como o envelhecimento da população, a diversidade e a presença da mulher. Segundo os dados coletados, o preconceito contra profissionais mais velhos deve cair e o número de pessoas com mais de 50 anos que se mantém ativas no mercado de trabalho deve aumentar. 

A segunda parte fala sobre o crescimento das escolhas individuais. As principais são em relação à saúde e ao bem-estar. Os dados utilizados no estudo apontaram ainda que no futuro questões como autonomia e flexibilidade serão mais respeitadas e a saúde mental ganhará mais importância. 

Outro destaque foi a respeito das novas configurações de trabalho, a revolução tecnológica e ainda a escassez de talentos, entre outras coisas. A pesquisa completa pode ser encontrada neste link e é gratuita.

*Com informações do JC Online