DICAS

Saiba como usar as redes sociais para estudar para o Enem

Antônio
Antônio
Publicado em 04/08/2021 às 18:15
dole777/ Unsplash
dole777/ Unsplash

Sabia que é possível usar as redes sociais para estudar para o Enem? Pois é, a internet serve para facilitar a vida das pessoas em muitos aspectos e um deles é no consumo de conteúdo educativo. 

Mas como fazer isso sem se perder no meio de milhares de postagens diárias? Não precisa ficar desesperado, pois para ajudar você a se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio, o Intensivão separou algumas dicas de perfis que você precisa seguir e de como estudar corretamente. Confira!

5 perfis que vão te ajudar a estudar para o Enem

1. Galo da Redação 

O perfil do Instagram Galo da Redação (@galodaredação), que foi criado pelo universitário caruaruense Pedro Gomes em 2017 é uma ótima opção para quem pretende usar as redes sociais para se preparar para o Enem.  

Ele dá dicas de como se preparar para fazer a redação do Enem de maneira bem leve e descontraída, além de utilizar elementos da cultura pop e temas sempre atuais.  

2. Dicas de Português 

Uma outra dica, ainda para se preparar para a redação, e também para a parte de língua portuguesa do exame, é o perfil Dicas de Português (@taanotado), que foi criado pela jornalista e graduanda em letras Flávia Tavare e passa as dicas de como escrever corretamente de maneira leve e divertida. 

3. Kennedy Ramos 

O professor e biólogo Kennedy Ramos, do perfil do Instagram (@bioexplica), que tem mais de 200 mil seguidores, utiliza a plataforma para explicar fundamentos da biologia. Tudo de uma maneira leve e bem didática. 

4. Estude Matemática  

O perfil Estude Matemática (@mestudematematica), é administrado pelo bacharel em Ciência da Computação e mestre em Design Estratégico Gustavo Reis. Ele utiliza vídeos curtos e bom humor para ensinar a disciplina de maneira divertida. 

5. Mapas Mentais de Química  

O Instagram Mapas Mentais de Química (@mapearquimica) foi criado pela engenheira química Marina Ponzo. Ela utiliza a plataforma para publicar resumos, mapas de estudos e curiosidades sobre a matéria. 

Dicas de como estudar pelas redes sociais de maneira eficiente 

Como já mencionamos anteriormente, as redes sociais podem ser de grande ajuda na preparação para o Enem. Porém, é preciso tomar alguns cuidados. Afinal, elas também podem ser uma grande distração. Confira a seguir as dicas para conseguir estudar de maneira eficiente! 

Salve o que for mais importante 

A primeira dica para usar as redes sociais para estudar é sempre salvar os conteúdos que achar mais importantes. No Instagram, por exemplo, isso pode ser feito de maneira simples clicando no ícone de bandeira que fica no canto inferior direito da postagem. 

Isso é útil para que você possa revisar o conteúdo depois, já que as chances de perdê-lo no meio de outras publicações é bem grande. 

Separe os assuntos em coleções 

Essa dica é complementar à primeira. O Instagram tem uma funcionalidade onde é possível salvar as publicações em coleções, que são basicamente pastas que você pode renomear a vontade. 

O ideal é separar os posts por disciplina e sempre que ver algo interessante salvá-lo imediatamente na pasta equivalente, o que ajuda bastante a manter a organização. 

Não esqueça de checar as fontes 

Outro ponto importante para quem deseja utilizar as redes sociais para estudar para o Enem é adquirir o hábito de sempre checar as fontes das informações ou optar por seguir perfis que sejam administrados por professores. 

Isso é necessário porque todo mundo pode fazer um perfil e começar a publicar e, quando se trata de algo tão importante como educação, é preciso ter esse cuidado antes de confiar cegamente em algo. 

Tenha disciplina

A gente sabe que manter o foco em uma rede social nem sempre é fácil. Até porque, são centenas de publicações de amigos, influencers e inúmeras outras coisas que podem desviar a atenção até das pessoas mais focadas. 

Por isso mesmo é preciso ter muita disciplina. Estipule um objetivo e mantenha o foco para que ele seja cumprido. Pode ser o de estudar por 30 minutos, antes de fazer qualquer pausa para curtir a rede social, por exemplo. O ideal é que ele sempre seja algo claro e alcançável.