NOTÍCIAS

Pernambucano passa em nove faculdades dos Estados Unidos

Antônio
Antônio
Publicado em 14/07/2021 às 15:47
Cortesia/ Fred Ramon/ Folha de Pernambuco
Cortesia/ Fred Ramon/ Folha de Pernambuco

O jovem Fred Ramon, um pernambucano de 20 anos, conseguiu um feito para poucos: acumular nove aprovações em instituições de ensino superior dos Estados Unidos. 

Fred, que mora com a mãe e o irmão mais novo no município de Jaboatão dos Guararapes, ajudava a mãe, que é faxineira, com as contas de casa dando aulas de inglês online. Agora, ele está esperando agora as respostas dos fundos de investimentos para estudantes estrangeiros. Isso, para descobrir se poderá começar a estudar ainda este ano ou apenas em janeiro de 2022.  

Ele já sabe qual será o curso escolhido, que é do Ciência da Computação e Estudos Globais da Whittier College, que fica localizada em Los Angeles, na Califórnia. Para ajudar a arcar com os custos da graduação, a faculdade ofereceu a Fred a opção de pedir um empréstimo ou o work and study, que é quando o estudante trabalha e estuda ao mesmo tempo para ter uma renda. 

Para ele, que concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Professor Fernando Mota, em 2018, a educação foi o meio que encontrou para realizar os sonhos e a ideia de tentar ingressar em uma universidade americana veio após um período trabalhando como instrutor de dança em um cruzeiro em Dubai. 

“Fiz os testes e comecei a me preparar para a candidatura”, disse ele em entrevista à Folha de Pernambuco. “Temos que fazer uma redação que tenha a ver com a nossa história. Precisei de ajuda dos professores da escola para escreverem cartas de recomendação e também contei a minha trajetória fora da escola, fora do Ensino Médio", explicou ele sobre como funcionou a seleção. 

Ele ainda comentou que as instituições avaliam mais do que o currículo escolar e segundo Fred, o envolvimento dele com movimentos sociais desde a adolescência teve peso na seleção. “Essas atividades foram o destaque que as universidades abriram os olhos quando mandei minha inscrição”, completou.

O objetivo dele é conseguir extrair algo dos Estudos para o Brasil “Eu quero mais que os jovens de baixa renda e negros como eu consigam ter mais acesso a essas oportunidades e se interessarem para fazero que eu estou fazendo”, disse. 

*Com informações da Folha de Pernambuco