ProUni

Inscrições do Prouni começam nesta terça (13); veja como fazer

Antônio
Antônio
Publicado em 13/07/2021 às 15:59
Reprodução/ TV Brasil
Reprodução/ TV Brasil

O prazo de inscrição para concorrer a uma das 134.329 bolsas de estudo oferecidas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) começa nesta terça-feira (13). Os candidatos terão até a próxima sexta-feira (16) para fazer o cadastro e os resultados da primeira chamada estão previstos para serem divulgados no dia 20 de julho. 

Os interessados precisam, em primeiro lugar, fazer um cadastro na página do governo. Caso já possua uma conta, basta apenas acessar o portal do Prouni e informar o CPF e a senha escolhida. 

Confira o passo a passo para inscrição 

Após fazer o login na página de inscrição do Prouni, o candidato deve escolher no máximo duas opções de faculdades privadas entre as disponíveis. Além disso, é preciso informar qual o curso e o turno e os tipos de bolsas que pretende concorrer, na ordem que desejar. 

Candidatos com deficiência ou autodeclarados indígenas, pretos ou pardos devem informar logo no momento da inscrição, para concorrer às bolsas destinadas exclusivamente para esses grupos. 

Após isso, o próprio sistema irá calcular a nota de corte (menor nota entre todos os pré-selecionados). Essa nota serve como referência para que o candidato consiga monitorar os resultados, mas não são garantia, uma vez que mudam constantemente. Feito tudo isso, é só esperar pelos resultados e ficar atento aos prazos para apresentar os documentos solicitados, caso seja selecionado. 

Quem pode se inscrever no Prouni?

As bolsas de estudos do Prouni oferecem descontos de 100% (integral) ou de 50% (parcial) em instituições de ensino superior privadas de todo o Brasil. Para o segundo semestre de 2021, o programa conta com 69.482 bolsas integrais e 64.847 parciais, em 10.821 cursos de graduação. 

Para participar, os candidatos precisam comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa, para bolsa integral, ou de até 3 salários mínimos por pessoa para bolsas parciais. 

Também é necessário que ele tenha participado da edição de 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e conseguido uma média maior de 450 pontos e não ter zerado a redação. 

Outros requisitos são ter estudado durante todo o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista integral na rede particular, ser pessoa com deficiência ou professor da rede pública que faça parte da equipe permanente de uma unidade de ensino.