NOTÍCIAS

Prouni abre inscrições nesta terça (13); saiba como conferir as vagas

Antônio
Antônio
Publicado em 12/07/2021 às 14:58
Programa permite que estudantes de baixa renda cursem ensino superior. Foto: Agência Brasil
Programa permite que estudantes de baixa renda cursem ensino superior. Foto: Agência Brasil

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) começam nesta terça-feira (13) e vão até a sexta-feira (16). Porém, os interessados a concorrer a uma das 134.329 bolsas de estudos em faculdades particulares que estão sendo ofertadas pelo programa no segundo semestre de 2021, já podem conferir as opções disponíveis. 

As bolsas estão divididas entre 952 instituições de ensino superior privadas de todo o Brasil e, ao todo, são 69.482 integrais (100%) e 64.847 parciais (50%), em 10.821 cursos de graduação. Apenas em Pernambuco estão sendo ofertadas 4.886 bolsas, sendo 2.332 integrais e 2.554 parciais. 

Todas as opções disponíveis podem ser conferidas no portal do Prouni. A procura pode ser dividida pelo tipo de bolsa, modalidade e turno do curso e até pelo local da universidade.

Quem pode concorrer ao Prouni?

Podem concorrer às bolsas integrais do Prouni estudantes que comprovem renda familiar bruta de até 1,5 salário mínimo por pessoa por mês. As bolsas parciais exigem uma renda familiar bruta de até 3 salários mínimos por pessoa. 

É preciso ainda que o candidato tenha participado na última edição e tirado uma nota maior do que 450, além de não ter zerado a redação e ter cursado o Ensino Médio em rede pública ou como bolsista integral na rede particular. 

Outras condições para concorrer são: ser pessoa com deficiência ou professor da rede pública, desde que integre permanentemente o corpo docente da unidade de ensino que trabalha.