Intensivão

publicidade
08/jul
Bolsista da CAPES cria inteligência artificial que ajuda na detecção de cáries

Bolsista da CAPES cria inteligência artificial que ajuda na detecção de cáries

Publicado por Antônio em NOTÍCIAS às 15:39

O dentista e mestre em Ciências Odontológicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Davi Clementino Carneiro, criou um método que utiliza inteligência artificial para detectar cáries. 

A técnica faz um processamento digital da imagem dos dentes e usa fotoluminescência para identificar o problema. O projeto foi desenvolvido com o apoio do Programa Demanda Social (DS) da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). 

“Infelizmente é comum que tecido dentário sadio seja retirado em decorrência de diagnósticos incorretos ou não documentados corretamente”, falou David sobre a motivação para o equipamento.

“Apesar de Odontologia ser uma área majoritariamente clínica, direciono meus projetos para a elaboração e digitalização de ferramentas que possam colaborar ou inovar no cotidiano clínico e educacional relacionado à saúde”, disse ele. 

Agora, o dispositivo irá passar por aprimoramentos e atualizações internas, para que possa detectar além de cáries, quaisquer tipos de lesões dentro da boca.