NOTÍCIAS

Bolsista da CAPES cria inteligência artificial que ajuda na detecção de cáries

Antônio
Antônio
Publicado em 08/07/2021 às 15:39
Divulgação/ CAPES
Divulgação/ CAPES

O dentista e mestre em Ciências Odontológicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Davi Clementino Carneiro, criou um método que utiliza inteligência artificial para detectar cáries. 

A técnica faz um processamento digital da imagem dos dentes e usa fotoluminescência para identificar o problema. O projeto foi desenvolvido com o apoio do Programa Demanda Social (DS) da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). 

“Infelizmente é comum que tecido dentário sadio seja retirado em decorrência de diagnósticos incorretos ou não documentados corretamente”, falou David sobre a motivação para o equipamento.

“Apesar de Odontologia ser uma área majoritariamente clínica, direciono meus projetos para a elaboração e digitalização de ferramentas que possam colaborar ou inovar no cotidiano clínico e educacional relacionado à saúde”, disse ele. 

Agora, o dispositivo irá passar por aprimoramentos e atualizações internas, para que possa detectar além de cáries, quaisquer tipos de lesões dentro da boca.