NOTÍCIAS

Professor ensina matemática através de RPG

Antônio
Antônio
Publicado em 05/07/2021 às 18:02
Reprodução/ R7
Reprodução/ R7

O professor de matemática Vitor Caetano Silva, de 25 anos, inovou o processo de ensinar a disciplina para alunos do ensino fundamental 2: ele criou um jogo de RPG (Role Playing Game) para ser utilizado durante as aulas. 

Vitor, que sempre foi apaixonado por jogos eletrônicos e de tabuleiro, disse que sempre tenta colocá-los em sala de aula em dinâmicas que melhorassem o processo de assimilação do conteúdo. 

O RPG, que foi chamado de Reinos de Kaevi, usa cenários e personagens para fazer com que o aprendizado seja mais efetivo. O professor teve a ideia quando percebeu que os estudantes se distraiam com facilidade e resolveu acabar com a ideia de que matemática é sempre algo chato. Para ter sucesso, ele fez cursos e pesquisas em artigos voltados ao processo de aprendizagem. 

O RPG não é utilizado em todas as aulas e a história vai sendo desenvolvida em parceria com os estudantes a cada semana, que é dividida em três tipos: História, Atividade e Protagonismo. 

No primeiro caso a história do jogo é contada e os personagens decidem as próximas ações. No segundo tipo, eles precisam utilizar a matemática para melhorar os personagens e no último eles podem tomar a frente da história e mudar o rumo de algum acontecimento.

*Com informações do R7