NOTÍCIAS

Inscrições gratuitas para cursos técnicos e superiores do IFPE começam nesta segunda; confira como concorrer

Antônio
Antônio
Publicado em 05/07/2021 às 15:26
IFPE_Divulgação FOTO:

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPE) abriu nesta segunda-feira (5) as inscrições para participar do processo seletivo para preencher 2.893 vagas nós cursos técnicos e superiores. 

A seleção toma o lugar do vestibular tradicional – que não será realizado por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus – e a inscrição é gratuita. As vagas são para cursos espalhados pelos 16 campi da unidade em Pernambuco, que terão início no segundo semestre de 2021. 

Das 2.893 vagas, 2.129 delas são nos cursos técnicos na modalidade subsequente (para quem já concluiu o Ensino Médio), 377 para os cursos de nível superior, 352 nos cursos na modalidade integrada ao Ensino Médio e 35 para o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja). 

60% de todas as vagas do estado são reservadas para estudantes da rede pública de ensino e ainda há cotas para pessoas com deficiência, pretas, pardas, indígenas e para estudantes da zona rural para os cursos com vocação agrícola. Os campi localizados nas regiões do Agreste e Sertão estão com 562 vagas disponíveis. 

Como se inscrever?

Os interessados em concorrer a uma das vagas devem fazer a sua inscrição no site oficial do instituto. Os candidatos para os cursos de nível técnico nas modalidades Integrado e Subsequente precisam apresentar o histórico escolar ou alguma outra certificação. 

Para a primeira modalidade são analisadas as notas do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental e na segunda modalidade, as notas do 1º e 2º ano do Ensino Médio. 

Já quem deseja ingressar em um dos cursos de nível superior deve escolher entre participar utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como método avaliativo ou  desempenho escolar, que utiliza como base o histórico escolar do Ensino Médio do candidato. 

Ao fazer a inscrição, o estudante precisa inserir a pontuação das disciplinas no portal e anexar todos os documentos comprobatórios, como o histórico escolar. Quem escolher ingressar pela nota do Enem deve anexar o boletim com o resultado.