ENEM

Recursos inéditos levarão mais acessibilidade ao Enem Digital 2021, diz MEC

Antônio
Antônio
Publicado em 09/06/2021 às 15:41
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A versão digital do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2021 contará com recursos inéditos de acessibilidade para os participantes que optarem por fazer a prova nessa modalidade. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os participantes que tiverem o pedido por algum tipo de atendimento especializado aprovado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) poderão fazer a prova com contraste, ampliada ou superampliada. 

Os candidatos poderão ainda usar materiais próprios que sirvam de apoio para fazer a prova no computador, além de tradutor-intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), salas acessíveis e tempo adicional para finalizar o exame. 

O MEC informa que pessoas com baixa visão, visão monocular, cegueira, deficiência física ou auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, discalculia, transtorno do espectro autista, gestantes, idosos e lactantes podem realizar a solicitação de atendimento especializado. 

Itens permitidos no local do exame 

O MEC também divulgou quais os itens que serão permitidos para os participantes. Alguns deles são: máquina para escrever em braille,  assinador, reglete, punção, soroban,  lâmina overlay, caneta de ponta grossa, tiposcópio, óculos especiais, lupa, telelupa, luminária, tábuas de apoio, plano inclinado e multiplano, entre outros materiais que sejam necessários. 

Os candidatos também serão permitidos entrar com cão-guia, bomba de insulina, medidor de glicose, aparelhos auditivos e implantes cocleares. Ainda segundo o órgão, todos os locais de prova serão acessíveis. Os estudantes que optarem por fazer a versão impressa da prova também terão os recursos de acessibilidade assegurados. 

Os pedidos para atendimento especializado devem ser feitos no momento da inscrição no exame, que acontecerá entre os dias 30 de junho e 14 de julho. As versões digital e impressa do Enem estão previstas para acontecer nos dias 21 e 28 de novembro de 2021.