ENEM

Enem: ministro da Educação diz que não pretende ter acesso antecipado às provas

Antônio
Antônio
Publicado em 09/06/2021 às 17:23
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, falou nesta quarta-feira (09) que não pretende ter acesso antecipado às provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Ribeiro havia expressado o desejo de ter acesso ao exame na semana passada, durante uma entrevista. 

A motivação para isso, segundo ele, seria para evitar questões de cunho “ideológico”. Essa afirmação gerou várias críticas e nesta quarta, em uma reunião da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Ribeiro falou sobre o assunto, negando que estava tentando interferir no exame e afirmando que queria apenas garantir que a prova fosse técnica. 

Ainda durante a reunião, o ministro falou “entendo não ser necessário que eu tenha acesso à prova. Se houver desconfiança da sociedade de que o ministro de Estado não pode ter acesso a informações sigilosas a respeito da pasta, esse ministro não pode sentar na cadeira”. “Mas, considerando a lisura e o ambiente em que vivemos, eu abri mão de participar e de sequer conhecer previamente as questões”, completou.

O Enem 2021 acontecerá nos dias 21 e 28 de novembro e os candidatos poderão fazer a inscrição entre os dias 30 de junho e 14 de julho. 

*Com informações da Agência Brasil