NOTÍCIAS

Governo de Pernambuco oferece bolsas para estudantes da rede pública

Antônio
Antônio
Publicado em 07/06/2021 às 16:22
Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay

O Governo de Pernambuco irá lançar nesta terça-feira (08/06) um edital para o processo seletivo do programa FormaSUS-PE - nível superior. O programa, que foi criado em 2012, oferece bolsas de estudos integrais em instituições de ensino superior privadas. 

Em 2021, estão sendo oferecidas 48 bolsas. Elas serão para os cursos de medicina, enfermagem, fisioterapia e nutrição e estão distribuídas nos municípios de Recife, Olinda, Vitória de Santo Antão, Nazaré da Mata, Caruaru e Belo Jardim. O valor total das bolsas é estimado em R$7,3 milhões.

"As bolsas são uma contrapartida das instituições privadas que utilizam as unidades da nossa rede estadual de saúde como campo de estudo e prática para a formação de mais de 3 mil estudantes todos os anos. A partir dessa iniciativa pioneira, ampliamos as oportunidades para os nossos alunos da rede estadual, além de podermos formar mais profissionais gabaritados para o nosso Sistema Único de Saúde", disse o secretário estadual de Saúde, André Longo.  

Quem pode e como concorrer?

Para participar da seleção, o candidato precisa cumprir alguns requisitos. O primeiro é ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2018 e 2020 e conseguido uma média geral maior do que 450, além de não ter zerado a parte da redação. Isso porque a nota da prova é utilizada como método de classificação. Outro requisito é ter cursado todo o ensino médio na rede estadual ou como bolsista integral na rede privada. 

As inscrições para concorrer às bolsas poderão ser feitas entre os dias 09 e 28 de junho, através do site do FormaSUS. O resultado será divulgado no dia 14 de julho e os aprovados deverão fazer as matrículas entre os dias 15 e 20 de julho. As aulas terão início no semestre letivo seguinte de cada instituição.