estudante

Confira as possíveis datas de inscrições para o Sisu 2021

Antônio
Antônio
Publicado em 09/02/2021 às 16:08
digitando-sisu FOTO:

A proposta do Ministério da Educação (MEC) é que as inscrições para a primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021 aconteçam entre 6 e 9 de abril. Dessa forma, as matrículas seriam realizadas pelas universidades entre 14 e 19 de abril. Já a primeira lista de espera deve ser divulgada em 22 de abril.

As datas foram apresentadas na manhã desta terça-feira (9). A previsão do MEC é fechar esse calendário ainda esta semana e lançar o edital nos próximos dias. O prazo para adesão das universidades ao Sisu 2021 acaba na próxima sexta-feira (12).

As notas do Enem 2020, necessárias para que os candidatos concorram às vagas no Sisu, estão programadas para serem liberadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 29 de março.

Segunda edição

Também foi informada uma previsão de calendário para a segunda edição do Sisu 2021. As propostas de datas só serão viáveis se o MEC conseguir retomar a sequência de inscrições começando pelo Sisu, depois o Prouni e por fim o Fies.

Essa ordem, devido ao adiamento do Enem 2020 para janeiro, teve que ser alterada. Excepcionalmente houve o Prouni e o Fies agora em janeiro e fevereiro, antes do Sisu, que ficou por último.

Como sugestão de cronograma que ainda deve ser discutida pelo MEC,  aadesão das instituições à segunda edição do Sisu acontecerá de 3 a 7 de maio, com inscrições dos candidatos de 7 a 10 de junho.

Não está descartada a possibilidade de haver uma terceira edição do Sisu neste ano, tudo depende de como for o preenchimento das vagas nas duas edições previstas.