NOTÍCIAS

O que esperar da prova de Ciências da Natureza e suas tecnologias?

Antônio
Antônio
Publicado em 20/01/2021 às 8:04
helia_editada FOTO:

Candidatos de todo o Brasil se preparam para a segunda etapa da prova do Enem. No próximo domingo (24), eles vão responder questões de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

E para entender o que o candidato deve esperar da prova de Ciências da Natureza, o Blog Intensivão conversou com o professor do Colégio Diocesano de Caruaru Marcelo Bezerra. Segundo ele, diferentemente de edições anteriores em que a prova era mais focada em conteúdo, a expectativa é que o Enem 2020 seja mais técnico: “Desde que o novo governo assumiu, houve uma troca de diretoria no Inep, e o que vimos na edição anterior foi uma prova bastante tecnicista. Então acreditamos que a prova desse ano seguirá a mesma linha”, previu.

Para Marcelo, questões como experimentos, inovações tecnológicas e ciência estarão entre os temas debatidos no exame. Ainda de acordo com o professor, o uso da física do dia-a-dia também pode cair: “A interpretação de fenômenos naturais e uso da física no nosso cotidiano também podem estar presentes na prova. O aluno precisa estar atento a questões de funcionamento de aparelhos, como o telefone e o ar condicionado, por exemplo”, acrescentou.

O professor indicou ainda que conteúdos relacionados a sustentabilidade também podem aparecer no exame: “Formas de diminuir impactos ambientais com referências de química e biologia também podem cair na prova. O Inep quer entender como os alunos propõem soluções para a diminuição dos impactos ambientais na indústria, além de questões relacionadas a poluição atmosférica, do solo e da água”, disse.

O segundo dia de provas do Enem contempla 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza. O resultado  tem previsão para ser divulgado após o dia 29 de março.