NOTÍCIAS

Saiba dicas importantes para auxiliar na escolha da carreira

Antônio
Antônio
Publicado em 18/01/2021 às 13:06
escrita FOTO:

As incertezas causadas pela pandemia do COVID 19 sem dúvida afetaram o mundo nos âmbitos econômico, político e social. No âmbito Educacional não foi diferente, mas encontramos algumas saídas trazidas pelo “novo normal” que significa continuar de modo novo e reinventar formas de ensinar e aprender.

Naturalmente a escolha de uma profissão costuma ser um momento importante e delicado na vida dos estudantes e nesse contexto se intensificaram dúvidas, perguntas e incertezas. Esta situação é mais comum do que podemos imaginar, pois trata-se de uma nova fase da vida.

Algumas dicas podem ajudar na escolha do curso:

· Autoconhecimento, buscar conhecer-se, as suas afinidades, habilidades extracurriculares (testes vocacionais podem ajudar nesse momento);

· Busque informações sobre o curso que pretende escolher, aquele que mais lhe interessa, sobre a instituição que oferta e a grade curricular, assim você poderá reunir uma maior quantidade de informações;

· Converse com profissionais que já atuam na área, faça perguntas sobre a rotina da profissão, conheça os aspectos práticos do seu dia-a-dia.

· Pesquise as possibilidades de atuação no mercado de trabalho (a sua decisão não deve ser baseada apenas no mercado de trabalho, mas este pode ser um fator importante na escolha);

· Visitar os sites, as Instituições de Ensino também podem ajudar na escolha, conhecer o ambiente onde fará a sua formação profissional pode ser de grande valia.

Lembre-se que a escolha de uma profissão é um projeto de longo prazo, que necessita de empenho pessoal para ser realizado, portanto reúna a maior quantidade de informação possível que lhe dê segurança na decisão.