estudante

Em formato inédito, Projeto Intensivão ganha programa de TV

Antônio
Antônio
Publicado em 16/01/2021 às 19:31
Design sem nome (17) FOTO:

Na véspera do primeiro dia do Enem, TV Jornal realizou a segunda edição do Programa Intensivão. O projeto teve que ser remodelado devido à pandemia do coronavírus, e os tradicionais aulões, que em anos anteriores reuniam em média 3.000 alunos, foram substituídos por um programa de TV. Realizado sempre aos sábados, o programa comandado por Jailma Barbosa traz diversas informações sobre o exame, além de revisões das disciplinas que vão cair no Enem.

Neste sábado (16), os professores do Colégio Diocesano de Caruaru revisaram as disciplinas ligadas a Ciências Humanas e Códigos e Linguagens. Conduziram a aula os professores Aramis Gomes e Mônica Pereira, falando sobre Língua Portuguesa, Redação e Literatura; os professores Daniel Silva, Veridiano Santos, Nilton Augusto e Luciano Santos, que revisaram as disciplinas de História, Filosofia, Geografia e Sociologia.

O programa contou ainda com a participação de Pedro Gomes, idealizador do projeto “Galo da Redação”, que fornece dicas para a redação do Enem através de um perfil no Instagram. Além disso, houve a participação da banda “Os Outros Caras”, e de uma plateia virtual formada por estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Diocesano de Caruaru.

Participou ainda, diretamente de Brasília através do Skype, o presidente substituto do Inep Camilo Mussi. Ele passou as últimas orientações para os estudantes antes da prova: “É fundamental que os candidatos levem caneta preta em material transparente, um documento oficial com foto e estejam de máscara o tempo todo. Ao todo, as 207 mil salas de aula que vão realizar o exame em todo o Brasil vão dispor de álcool em gel para os alunos, mas ainda assim orientamos que cada um leve o seu”, explicou.

O diretor do SJCC Interior Carlos Humberto ressaltou que a manutenção do Intensivão, mesmo em um formato diferente, é fundamental para preparar os estudantes para o exame: "Entendemos que é importante estar junto dos jovens nesse grande desafio de vida que é o Enem, porque ele norteia o futuro e a carreira desses jovens. Por isso, decidimos manter o Intensivão trazendo um formato totalmente inédito e digital. E nosso objetivo foi alcançado, porque conseguimos nos aproximar dos estudantes através da tecnologia", comemorou.

Carlos Humberto salientou ainda os cuidados com a pandemia do coronavírus, tanto na realização do projeto quanto na preocupação de dar um bom exemplo aos estudantes: "Juntos, estamos atuando em duas frentes: fornecendo todas as ferramentas para a preparação intelectual desses jovens com um conteúdo de qualidade, quanto seguindo todos os protocolos de segurança sanitária para professores e plateia, que pôde acompanhar virtualmente o programa", finalizou.

O Programa Intensivão também foi transmitido pelas plataformas digitais, e teve cobertura dos bastidores em tempo real através do Instagram da TV Jornal Interior. A próxima edição do programa será realizada no próximo sábado (23) e revisará as disciplinas que compõem Ciências da Natureza e Matemática.