ATUALIDADES

Em dúvida do que cursar? Profissionais da tecnologia podem ganhar até R$ 14 mil

Antônio
Antônio
Publicado em 15/01/2021 às 12:50
a FOTO:

Por Jailma Barbosa

 

Se você é apaixonado por tecnologia, mas as pessoas não o motivam a seguir essa paixão como uma profissão, dizendo sempre que “não dá dinheiro”, já se prepara para dar print nessa matéria ou encaminhar o link provando que está prestes a escolher uma das mais promissoras carreiras da nova era.  Vamos navegar pelo mundo da tecnologia e descobrir o caminho para se tornar um qualificado e bem-remunerado profissional.

A pandemia do novo coronavírus obrigou todo mundo a se reinventar. No âmbito profissional, na maioria das empresas, as reuniões passaram a ser virtuais, realizadas por meio de aplicativos como o google meet e o zoom. De repente, foi preciso aprender a se comunicar através de câmeras e de áudios. Não bastasse isso, o trabalho também ficou diferente. O “home office”, que até então era visto com preconceito por ser um trabalho em casa, passou a ser a realidade para o grupo de risco. Vale citar ainda que o Ensino à Distância – EAD, foi a única forma possível de se adquirir conhecimento e concluir anos letivos em pleno 2020.

Que ano tão desafiador para a turma da tecnologia! Foi preciso aprimorar aplicativos e programas para provar a segurança do turbilhão de tráfego de dados, criar recursos suficientes para garantir o ensino remoto, ousar e inventar a cada dia algo mais útil ou mais divertido apenas para fins de entretenimento das milhares de pessoas que estavam confinadas em casa.  Provavelmente, você ou algum conhecido precisou comprar algum equipamento eletrônico ou aprender a usar algo novo no mundo virtual. Tudo isso só foi possível porque alguém estava nos bastidores, calculando, pensando e projetando as melhores armas eletrônicas para se viver no novo normal.

Até o ENEM virtual,  será um ensaio para o que pode acontecer nos próximos anos do exame. E já pensou se é você o futuro colaborador dos softwares de avaliações virtuais nesse porte? Além de ser um protagonista, vai ter a conta bancária gordinha.

Em qualquer que seja a atuação, com base nos dados do CAGED, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados , os salários dos profissionais de tecnologia impressionam. Um Gerente de Programação de Sistema, pode ganhar entre 10 e 13 mil reais. Já o salário de um Tecnólogo em Segurança da Informação fica entre 5 e 8 mil. Engenheiros de Suporte de Sistemas Operacionais em Computação ganham entre 8 e 14 mil reais. No fim da matéria a gente passa tabela completa de cargos e salários.

Se você sentiu desejo de ser parte desse clã, o Consultor em Tecnologia da Informação, Alexandre Freitas, traz uma listagem dos cursos que se destacam. “Iremos nos basear nos quatro principais cursos superiores de TI (mais populares, mais considerados, mais listados entre as faculdades) e as diferenças entre cada um deles, variando entre cursos voltados para pessoas que não possuem experiência prévia com TI/programação/sistemas e cursos que trazem uma bagagem muito mais completa e rigorosa no que tange o estudo e desenvolvimento de hardwares e softwares”, adianta.

Engenharia da Computação

O curso de Engenharia de Computação é uma graduação do tipo bacharelado. A  duração é de cinco anos e grande parte dos dez semestres é cursada em período integral.

“A Engenharia da computação, habilita profissionais a projetar e criar hardwares (parte física de um computador) bem como programar e gerenciar softwares. No início do curso, os estudantes veem matérias básicas, como Cálculo e Física, e depois se aprofundam nos conteúdos específicos, como programação, circuitos lógicos e robótica. A grade curricular do curso é composta por conteúdos básicos, profissionalizantes e específicos da área”, explica o consultor.

O que faz um Engenheiro da Computação:

  • Projeta e implementa soluções em tecnologia da informação;
  • Identifica problemas e oportunidades na área;
  • Cria protótipos;
  • Valida novas tecnologias;
  • Projeta aplicativos em linguagem de baixo, médio e alto nível;
  • Gerencia ambientes operacionais;
  • Elabora documentação;
  • Fornece suporte técnico na área;
  • Organiza treinamentos a usuários.

Ciências da Computação

O curso de Ciências da Computação pode ser bacharelado ou licenciatura, tem  duração de 4 anos, divididos em 8 semestres.

“Prepare-se para programação! Nesse curso você irá conhecer o clássico sobre programação e desenvolvimento, bem como, aprender o básico das linguagens de programação mais tradicionais (C, Java c++, etc). Caso você queira se aprofundar existem tutoriais na web, livros e cursos específicos. Além de programação, você também terá conteúdos sobre banco de dados, arquitetura de sistemas e hardware, além de robótica e inteligência artificial”, enfatiza Alexandre Freitas.

O que faz um cientista da computação?

Atua como desenvolvedor ou programador, Analista de Sistemas, Arquiteto de Software ,Gerente de TI e Docência ou Pesquisa.

Sistemas de informação

O curso de Sistemas de Informação tem duração de quatro anos e é um bacharelado que tem como objetivo o estudo da informática e da tecnologia da informação.

“Comparando-se com as anteriores, espere menos hardware e programação baixo nível. Estes conteúdos também estarão presentes na grade curricular, porem, em menor quantidade e profundidade, quando comparados aos cursos que falamos anteriormente. Você ainda terá muitas aulas, trabalhos e provas sobre esse assunto”, alerta Alexandre.

Análise e desenvolvimento de sistemas

O curso de tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas dura entre dois anos e meio e três anos, mas é um curso superior. A formação é com ênfase no mercado de trabalho, dispondo, portanto, de muita prática do aluno em áreas empresariais.

“O curso de Análise e desenvolvimento de sistemas (ADS) também possui conteúdos relacionados a área de gestão  e administração, além, é claro, dos conteúdos clássicos da TI (programação, banco de dados, sistemas). Portanto, esse curso pode ser muito interessante para quem deseja trabalhar em um nível de gestão, ou ainda, abrir o seu próprio negócio!”, conta o consultor Alexandre.

Primeiros passos

Já pensou se no âmbito escolar, você conseguisse desenvolver soluções tecnológicas para problemas da comunidade escolar inteirinha?  Os alunos do Colégio Diocesano de Caruaru, realizaram uma experiência bem legal.

O desafio lançado pelo colégio, durante as aulas de Tecnologia da Informação,  foi uma solução para o carregamento da bateria de dispositivos móveis em ambientes de grande circulação de pessoas. Os alunos chegaram a construção de um Totem. O aparelho possui 12 entradas para dispositivos móveis, com quatro tipos de cabos diferentes cada um. Uma smart TV com acesso à internet ainda fez parte do projeto. Confira matéria completa sobre o projeto no site do Colégio Diocesano de Caruaru.  

 

Perfil do Profissional - Alexandre Freitas

Estudante de escola publica durante toda a sua vida, Alexandre é um filho de mãe solo que trabalhou muito como cozinheira para sustentar a ele e a mais um irmão.  Iniciou estágios com Tecnologia aos 17 anos e com o dinheiro que ganhava no estágio, adquiriu a Bíblia do hardware de Gabriel Torres. Foi amor à primeira vista, mesmo passando três meses para pagar o livro e se deslocando de bicicleta todos os dias para o local de estágio pois precisava do dinheiro inteiro da bolsa para pagar o livro. Em uma época sem internet acessível, todo o conhecimento era impresso.

Depois disso, foi efetivado na empresa como técnico, graças a um bom desempenho. Na época, não existia a função de técnico em informática e ele teve de ser registrado como técnico em eletrônica. Só alguns anos depois, quando a profissão foi criada, que pode ter o reconhecimento assinado na carteira. Após um tempo, Alexandre foi contratado pela caixa econômica e passou 11 anos na área de suporte técnico. Aprendeu muito por lá. Segundo ele, a empresa é fantástica e possui diversos equipamentos na área de comunicação de dados, computadores, impressoras e ATMs (maquinas de sacar dinheiro). Rodou o estado nesse emprego, trabalhando em 28 cidades no interior de Pernambuco.

Com o tempo, ele decidiu ir atrás de novos ares por ter descoberto enquanto pesquisava que algumas empresas de Caruaru e região eram carentes por tecnologia. Desta forma, resolveu abrir uma empresa na área de consultoria e suporte tecnológico, a Solutions T.i onde até hoje executa atividades.

Muitos trabalhos de consultoria já foram realizados nesta empresa para outras gigantes. Como é o caso de Caixa econômica federal, Campinense Transporte, Unimed Caruaru, Hospital Santa Efigênia, Colégio Diocesano de Caruaru, Policia Civil de Pernambuco, Cemec clinica, Santa Lolla, Policia Federal, Odontotec Caruaru, Odontoshop recife, Comercial Tabocas Recife, Granja Casa Dos Ovos, Corpo Colado confecções entre outras.

Em 2014, outro desafio batia à sua porte: a docência no Colégio Diocesano de Caruaru. No meio acadêmico, Alexandre descobriu o que falava Aristóteles, o entendimento de Eudaimonia, ou seja, eu, no meu lugar, fazendo aquilo ao qual eu nasci pra fazer, dentro da minha especificidade.  Alexandre viu que nasceu para lecionar. Em 2015, iniciou como docente na Universidade Paulista, Uninassau e Favip. Tendo sempre em mente, que quando se busca o cume da montanha, não se pode dar conta as pedras do caminho.

 

Foi no ensino que Alexandre se encontrou - Foi no ensino que Alexandre se encontrou
Com os alunos do Colégio Diocesano - Com os alunos do Colégio Diocesano
Até hoje ele integra a equipe - Até hoje ele integra a equipe
Aprendendo enquanto ensina - Aprendendo enquanto ensina