Intensivão

publicidade
14/jan
vestibular

Veja acontecimentos de 2020 que podem ser cobrados na redação

Publicado por Antônio em DICAS às 9:47

Parte fundamental para alcançar um bom resultado no Enem, a redação é um dos tópicos mais esperados para os candidatos que vão realizar o exame no próximo domingo (17). E é importante o candidato estar atento aos acontecimentos de 2020 que podem estar relacionados com a redação.

O professor de redação do Colégio Diocesano de Caruaru aposta em temas relacionados à educação, violência urbana e longevidade: “Eu queria que viesse algo relacionado à educação, que é uma área muito ampla. Também aposto na questão do envelhecimento da população, mudanças na lei previdenciária em decorrência disso ou algo relacionado à violência urbana, que é uma temática que está sempre em pauta”, analisou.

Abaixo, preparamos para você uma lista de acontecimentos do ano de 2020 que podem ser cobrados na redação do exame:

Pandemia de Covid-19

A pandemia de Covid-19, sem dúvidas, é a principal atualidade de 2020. Por isso, as chances que ela tem de ser abordada pela prova do Enem são enormes.

Esse assunto exige uma atenção especial por parte dos estudantes para algumas matérias específicas de biologia, como é o caso de replicação de vírus, DNA e RNA, diferença entre vírus e bactéria, sistema respiratório do corpo humano etc.

Crise econômica mundial

Uma das consequências inegáveis da pandemia de coronavírus é o seu reflexo devastador na economia dos países, já que nos períodos de surto o distanciamento social — o que consequentemente impede muitas pessoas de trabalharem, principalmente os lojistas — foi inevitável.

Ensino à distância

O ensino a distância — EaD é um formato de educação que ganhou muito espaço na sociedade com o avanço das mídias digitais e a popularização dos aparelhos eletrônicos. Entretanto, é inegável que o EaD passou a ser ainda mais utilizado no ano de 2020 devido à pandemia de Covid-19.

Nesse contexto, a prova do Enem pode abordar reflexões acerca das vantagens e desvantagens que esse novo formato de ensino implica para a sociedade, levantando importantes questões como redução da interação social nas escolas e os seus impactos no processo de aprendizado do aluno.

Eleição nos Estados Unidos

Em novembro de 2020, os norte-americanos escolheram por meio do voto popular um novo presidente para o país. Por se tratar de uma nação extremamente poderosa e com influência econômica mundial, os rumos políticos dos EUA são de interesse diplomático de praticamente todos os outros países.

Como os EUA são um dos principais parceiros econômicos do Brasil, os rumos desse país são questões que nos afetam diretamente, podendo, assim, a prova do Enem abordar temas como os impactos da eleição dos EUA na relação econômica com o Brasil.

Desmatamento na Amazônia e queimadas no Pantanal

O ano de 2020, infelizmente, está sendo marcado pelo avanço em larga escala dos focos de incêndios na floresta Amazônica e também no Pantanal. Desde o início do ano notícias como devastação de biomas pelo fogo e mudanças climáticas regionais eram comum de serem vistas nos jornais.

Sendo assim, por se tratar de um período que bateu lamentáveis recordes de desmatamento pelo fogo, o tema queimadas no Pantanal e na Amazônia (e os seus respectivos reflexos) muito provavelmente aparecerá no Enem.

Intolerância nas redes sociais

Com o crescimento exponencial do número de usuários na internet ao redor do mundo, o acesso às redes sociais no ano de 2020 alcançou patamares nunca vistos antes. Entretanto, infelizmente nem sempre todos esses usuários são caracterizados pela boa conduta e pelo respeito à diversidade.

Com isso, um fenômeno recente e que é notado em todo o mundo é o aumento da intolerância nas redes sociais, impulsionada muitas vezes pela possibilidade do anonimato e fortemente alimentada pelo discurso de ódio e segregação.

Violência urbana no Brasil

A  violência urbana no Brasil é um tema que, infelizmente, nunca saiu de pauta em nosso país, vitimando nas capitais e regiões metropolitanas milhares de pessoas todos os anos.

No ano de 2020 esse debate ganhou novas páginas, isso porque o aumento de grupos milicianos (organização armada e que detém o poder regional pela imposição do medo) aumentou consideravelmente.

Por esse motivo, é válido o estudante ficar atento a essa temática, principalmente quando ela se trata especificamente das capitais da região Sudeste (como São Paulo e Rio de Janeiro), as quais são classificadas como o berço da milícia no Brasil.