ENEM

Saiba como é corrigida a redação do Enem e o que é cobrado

Antônio
Antônio
Publicado em 13/01/2021 às 16:34
Design sem nome (8) FOTO:

A prova de redação do Enem é a única parte do exame que é avaliada de forma subjetiva. Com critérios específicos de correção, ela pode ser um diferencial na nota dos estudantes. As redações são avaliadas em cinco competências, valendo 200 pontos cada uma. Nas competências, são avaliados o domínio da escrita formal da Língua Portuguesa; a compreensão da proposta da redação e desenvolvimento do tema em um texto dissertativo-argumentativo; a seleção, organização e interpretação de fatos, opiniões e argumentos sobre o seu ponto de vista; conhecimento dos mecanismos para a argumentação e uma intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

De acordo com a Cartilha do Participante, o texto produzido é avaliado por pelo menos dois professores graduados em Letras ou Linguística, que avaliam a redação de uma forma independente sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Cada avaliador atribuirá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências. A soma desses pontos comporá a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1.000 pontos. A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.

Caso haja divergência superior a 100 pontos em relação à nota total da prova ou de mais de 80 pontos em relação a alguma das competências, o texto passa por um terceiro avaliador. Caso a discrepância persista, uma banca com três professores atribui a nota final ao participante.

A mesma cartilha tem ainda exemplos de redações que conquistaram nota 1000 na última edição do exame, realizada em 2019, comentada por avaliadores. Clique aqui e confira.