NOTÍCIAS

Enem: saiba o que levar no dia da prova

Antônio
Antônio
Publicado em 06/01/2021 às 13:48
Candidatos puderam se inscrever na lista de espera do Sisu. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Candidatos puderam se inscrever na lista de espera do Sisu. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Enem está chegando. E com a aproximação da prova, muitos candidatos têm dúvidas sobre o que levar no dia do exame. Primeiramente, é importante estar atento aos horários de abertura dos portões. Nos dois dias da prova presencial, os portões serão abertos às 12h, e assim permanecem até as 13h. As provas são iniciadas pontualmente às 13h30. Por isso, é importante planejar o deslocamento para chegar aos locais de prova. Depois de planejar o deslocamento, é hora de ficar atento ao que portar nos dias de prova. Para o Enem 2020 é obrigatório levar os seguintes itens:

  • Documento oficial de identificação com foto, como RG, passaporte, CNH, ou outros documentos que constam no edital do Enem - não é permitido apresentar versão eletrônica ou cópia autenticada do documento de identificação;
  •  Caneta esferográfica de corpo transparente e tinta preta;
  • Máscara de proteção contra a covid-19

Além deles, por mais que não sejam exigências, é aconselhável levar:

  • Cartão de confirmação de inscrição, para localizar facilmente o local e a sala de prova;
  • Declaração de comparecimento, para casos em que seja necessário comprovar presença a terceiros.

Pode levar mochila para o Enem?

Você pode levar mochila, mas não vai poder mexer nela durante a prova. O edital não lista a proibição de levar bolsas, sacolas ou mochilas. Vale ressaltar que todos os materiais usados no local passam pelos fiscais.

Verifique o que é proibido levar à sala de prova

Se por um lado há o que é fundamental levar para o dia do exame, por outro, o Inep também divulga alguns itens que são proibidos de estarem com os candidatos nos momentos de realização da prova. São eles:

  • Folhas ou bloco para rascunho - a própria organização da prova já os disponibiliza;
  • Boné, chaves e fones de ouvido;
  • Lápis, lapiseira, corretivo, caneta de material não transparente e borracha;
  • Dispositivos eletrônicos (celulares, smartphones, calculadoras, tablets, iPods, gravadores, relógios, alarmes, mp3, agendas eletrônicas, pen drive, entre outros);
  • Livros e manuais;
  • Armas de qualquer espécie.

    Se o estudante levar o celular, que pode ser fundamental para o deslocamento até a prova, ou outros equipamentos, ele irá receber um envelope porta-objetos para guardá-lo desligado antes mesmo de entrar na sala de aplicação do exame. O envelope é lacrado, identificado e mantido sob a carteira até a saída definitiva da avaliação. Mesmo que guardado no envelope é imprescindível que todo aparelho eletrônico seja desligado. Caso o aparelho toque durante a realização do exame, segundo o Cartão de Confirmação, o candidato estará automaticamente eliminado do exame.