DICAS

Bom desempenho em língua estrangeira pode fazer a diferença no ENEM

Antônio
Antônio
Publicado em 05/01/2021 às 15:45
Design sem nome (9) FOTO:

Desde 2010, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passou a cobrar conhecimentos de línguas estrangeiras, Inglês ou Espanhol. Das 45 questões totais das áreas de linguagens, códigos e suas tecnologias, cinco são da língua estrangeira escolhida pelo aluno no ato da inscrição. Ou seja, representação de 11%, suficientes para fazer a diferença no resultado e, consequentemente, na classificação dos processos seletivos das universidades.

Apesar do idioma inglês estar presente no currículo escolar do Ensino Fundamental e Médio, grande parte dos candidatos acaba escolhendo o espanhol por achar essa língua mais fácil para os falantes de português. Contudo, aqueles que escolhem prestar a prova de inglês acabam apresentando um desempenho melhor. De acordo com os micro dados do Enem, a média de acertos de questões de Inglês é de 45%, enquanto a de Espanhol é de 34%.

"A prova de inglês do Enem não é difícil, sendo verificado realmente o que é básico e necessário para quem vai precisar ler em inglês na vida acadêmica ou profissional, " afirma o Professor Amadeu Marques, autor de "Inglês para o ENEM", livro publicado pela Disal Editora. "Para um bom desempenho nessa prova é importante que o candidato tenha tido, ao longo do curso do ensino médio, de forma extensiva, uma boa prática de leitura, com domínio das estruturas básicas, de um vocabulário diversificado e esteja habituado a trabalhar com textos de vários gêneros, utilizando as estratégias de leitura mais importantes", completa.