NOTÍCIAS

Descubra assuntos de física que sempre caem no Enem

Antônio
Antônio
Publicado em 23/12/2020 às 15:43
Design sem nome (7) FOTO:

Faltando menos de um mês para o Enem, é preciso estar atento aos conteúdos de física que são presença confirmada no exame. Entre eles, estão cinemática, dinâmica, magnetismo e ótica. Abaixo, a gente resume o que é cada um pra você ficar atento na hora da prova:

Cinemática

Na área de Mecânica da Física, a Cinemática estuda e descreve o movimento dos corpos sem se preocupar com as causas do deslocamento.

Dinâmica

Dinâmica é a área da Física que estuda o movimento segundo as forças aplicadas.

Magnetismo

Magnetismo é um conjunto de fenômenos relacionados à interação entre campos magnéticos, que são as regiões do espaço que se encontram sob a influência de correntes elétricas ou dos momentos magnéticos de moléculas ou partículas elementares. O movimento de cargas elétricas é o que dá origem aos fenômenos magnéticos.

Óptica

é o ramo da Física que estuda os fenômenos que têm como causa determinante a energia radiante. A óptica explica, a partir das proposições quanto às trajetórias seguidas pela luz, o estudo da natureza constitutiva da luz, as causas dos defeitos de visão, projeção de imagens, funcionamento de espelhos, a estrutura atômica, entre outras aplicações.

O professor de física da Asces-Unita Huiquem Lopes traz os detalhes no vídeo abaixo: