DICAS

Entenda tudo sobre serviços ambientais ou ecossistêmicos

Antônio
Antônio
Publicado em 10/12/2020 às 11:20
Design sem nome(2) FOTO:

Vamos dar uma revisada em Biologia, fera? Nesta dica, o Professor Nilton Augusto vai falar sobre Serviços Ambientais ou Ecosistêmicos e tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Entender os serviços ambientais ou serviços ecossistêmicos é simples: são os benefícios que as pessoas obtêm da natureza direta ou indiretamente, por meio dos ecossistemas, para manter a vida na terra.

Os ecossistemas fornecem purificação da água e do ar, reduzem os fenômenos climáticos severos (como ciclones, tornados e tufões) e evitam desastres naturais (como tsunamis e deslizamentos de terra); decompõem os resíduos, mantêm o solo fértil, ajudam a controlar a erosão e também auxiliam na reprodução da vegetação.

Desta forma, os serviços ambientais ficam classificados como abaixo:

1 - Provisão

Produtos obtidos da natureza. Por exemplo: comida, água doce e madeira.

2 - Regulação

São os benefícios obtidos com a regulação do meio ambiente pelos ecossistemas e / ou organismos. Por exemplo: absorver dióxido de carbono por meio da fotossíntese da floresta;

3 - Culturais

Os benefícios intangíveis do contato com a natureza contribuem para as relações culturais e sociais. Por exemplo: patrimônio cultural;

4 - Apoio

Aqueles que ajudam a produzir outros serviços ecossistêmicos. Por exemplo: propagação de sementes.

Veja no vídeo