ENEM

Saiba como fazer uma redação nota 1000 no Enem

Antônio
Antônio
Publicado em 07/12/2020 às 9:47
vestibular FOTO:

O terror de muitos feras na hora da prova do Enem é a redação. Seja por não entender como o texto é avaliado ou por ter praticado pouco é comum que muitos alunos percam a paciência e caiam em diversos clichês e armadilhas, destruindo aquela que poderia ser uma redação nota 1000. Entretanto, não tema! O professor Menelau Júnior traz para você algumas dicas de como mandar bem na redação.

Entenda como a redação é avaliada

A nota da redação do Enem é construída por cinco aspectos, cada um valendo 200 pontos. São eles: gramática, interpretação do tema, qualidade dos argumentos, coesão textual e conclusão. Vamos entender cada um deles?

1 - Gramática

Neste ponto de vista, os avaliadores irão entender cada recurso do texto e como ele é escrito. Então, erros de pontuação, acentuação, crase e concordância podem pesar e já diminuir a nota.

2 - Interpretação do tema

Outro aspecto importante do texto é a compreensão do tema solicitado para a redação. Neste momento, fugir do tema ou mesmo apresentar algo que não esteja dentro do solicitado no horizonte argumentativo da prova pode custar alguns pontos.

3 - Qualidade dos argumentos

Como você expõe os fatos que traz no seu texto? A banca irá analisar as referências históricas, o contexto social, a qualidade argumentativa do texto como um todo através de exemplos.

4 - Coesão textual

Como você escreve? Os corretores devem observar a maneira prática como o aluno expõe suas ideias, analisando aspectos como a repetição de palavras, se usa corretamente os conectivos.

5 - Conclusão

O texto todo chega ao seu momento final com um clímax que deve coroar as ideias expostas ali. Neste momento, os corretores irão observar se você atende a cinco requisitos: agente, ação, meio pelo qual a ação deve ser posta em prática, finalidade de colocar a ação em prática e o detalhamento de todos os ouros aspectos juntos.

Confira no vídeo