NOTÍCIAS

UFPE é a universidade mais bem ranqueada do Norte-Nordeste no Latin America University

Antônio
Antônio
Publicado em 15/11/2020 às 16:22
A UFPE divulgou a lista dos aprovados no Sisu 2016.1. Foto: Arnaldo Carvalho/ JC Imagem
A UFPE divulgou a lista dos aprovados no Sisu 2016.1. Foto: Arnaldo Carvalho/ JC Imagem

Arquivo/Agência Brasil

A organização britânica Quacquarelli Symonds (QS) divulgou, na última quarta-feira (11), o Latin America University Rankings 2021, que elenca a classificação das melhores universidades da região e insere a Universidade Federal de Pernambuco na 13ª posição na pontuação geral no Brasil, mesma posição do ano anterior. Sendo a mais bem colocada no Norte e Nordeste, quanto ao critério específico de reputação acadêmica a instituição ocupa o 11º lugar no país, além de figurar na 9ª colocação na rede internacional de pesquisa e estar na 46ª posição na América Latina.

Com relação ao mesmo ranking do ano passado e levando-se em consideração o universo brasileiro, a Federal de Pernambuco melhorou nos quesitos de membros acadêmicos com PhD – subiu de 21 pontos para 30 –, e na relação de papers por membro da instituição, que saiu de 32 para 35 pontos. Nos critérios de network internacional de pesquisa e, novamente, na relação da papers por membro da instituição, sendo que no âmbito latino-americano, a Universidade também melhorou seu rendimento.

A Universidade de São Paulo (USP) está classificada como a instituição brasileira mais bem colocada, aparecendo na segunda posição, atrás apenas da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Chile. O ranking classificou as 410 melhores universidades da América Latina. A QS Latin America utiliza oito indicadores para calcular a pontuação de cada universidade, sendo cada um deles com pesos distintos e aferem o posicionamento acadêmico global, a produtividade em pesquisa, o impacto em pesquisa, empregabilidade e esforços de internacionalização.