NOTÍCIAS

Tudo que o fera precisa saber sobre o Enem 2020

Antônio
Antônio
Publicado em 14/11/2020 às 6:48 | Atualizado em 29/06/2023 às 11:15
Divulgação
Divulgação

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é hoje a principal porta de entrada no ensino superior do Brasil. A prova viabiliza o acesso às instituições de educação públicas e privadas (sendo critério para conquista de bolsas de estudo e financiamento estudantil do governo federal). O resultado também é usado para o ingresso direto em universidades que utilizam a avaliação de forma integral ou como complemento aos seus vestibulares próprios para entrada em seus cursos de graduação. O conteúdo é do Portal Educa+Brasil.

Por ter substituído o tradicional vestibular em milhares de faculdades e universidades dentro do país e fora dele - o resultado do Enem 2020 também é aceito em universidades portuguesas (confira a lista completa das instituições parceiras) - passou a fazer parte do calendário escolar de estudantes que estão concluindo o ensino médio e demais brasileiros que desejam ingressar no ensino superior.

 

 

primeira prova do Enem foi aplicada no ano de 1998 com o objetivo de avaliar os estudantes que concluíam a última etapa da formação básica. Com o passar dos anos algumas mudanças aconteceram na aplicação do exame e, atualmente, é a prova mais importante e aguardada pelos estudantes brasileiros que desejam ingressar no ensino superior.

Com o objetivo de que você conheça tudo sobre o exame responsável pela entrada de diversos estudantes por meio de programas educacionais como o SisuProuni e Fies, produzimos um manual completo com todas as informações para você saber o que é o Enem. Aqui você terá acesso a conteúdos que vão desde a como se inscrever até dicas de estudo para conseguir alcançar uma boa pontuação na prova.

Quem pode participar do Enem 2020?

Apesar de ser uma prova importante e já conhecida por muitos, algumas pessoas ainda têm dúvida a respeito de quem pode fazer o Enem. Qualquer pessoa que concluiu o ensino médio pode participar do exame, bem como os estudantes que estão prestes a concluí-lo.

Para que serve o Enem 2020?

Ao longo dos anos, o Enem ultrapassou o seu propósito inicial de apenas avaliar o conhecimento dos estudantes. Se você quer saber para que serve o Enem, saiba que, atualmente, ele é utilizado como critério de seleção para quem pretende ingressar em faculdades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), faculdades particulares concorrendo a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni) e conseguir o Financiamento Estudantil (Fies).

Além disso, diversas faculdades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular. Veja qual a diferença entre Enem e Vestibular.

É possível obter diploma de ensino médio com o Enem?

Não. Até o ano de 2016, o Enem também era utilizado para a retirada do diploma de ensino médio, no entanto, a partir da edição de 2017, o exame já não possui mais essa finalidade. Os jovens interessados em obter a certificação terá que realizar a prova do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Saiba mais sobre a prova do Encceja para ensino médio.

Como fazer a inscrição Enem 2020?

inscrição Enem 2020 é feita exclusivamente pelo site oficial do exame, onde os candidatos devem preencher o formulário de inscrição Enem 2020. Os interessados devem ficar atentos aos canais de comunicação do Enem, bem como aos jornais e telejornais para saber quando o MEC irá iniciar o processo de inscrição e não perder o prazo. Preparamos um passo a passo sobre como se inscrever para o Enem.

Isenção Enem 2020: como conseguir?

Apesar de o Enem 2020 ser uma prova paga, a cada ano há um aumento em relação ao ano anterior, existem alguns casos em que o participante pode conseguir a isenção Enem 2020, para não precisar pagar a taxa. Confira abaixo em quais casos é possível solicitar a isenção:

 Estar cursando a última série do ensino médio em escola pública;

 Ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada; além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio;

 Participante em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que possua Número de Identificação Social (NIS), único e válido; além de ter e tem renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Inep Enem 2020: como é a prova impressa?

O Inep prepara cinco tipos de provas do Enem 2020, separadas por cores (amarelo, azul, cinza, branco e rosa). Os exercícios são os mesmos em todos os cadernos de questões Enem 2020, somente é alterada a ordem.

O candidato recebe do fiscal da prova o seu caderno de questões e o gabarito com o seu próprio nome impresso, que deve ser conferido antes de assinar.

A prova acontece em dois dias e, desde o Enem 2017, são realizadas em dois domingos consecutivos e não mais em dois dias seguidos (sábado e domingo). No primeiro dia de prova Enem, as disciplinas são de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Redação. Já no segundo dia de prova Enem, é a vez de Matemática, Códigos e Suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. Cada disciplina possui 45 questões.

Uma dica para mandar bem no texto do Enem é conferir a Cartilha da Redação Enem, uma material publicado pelo Inep em todas as edições do exame. Dessa forma, é possível conhecer mais sobre as competências e o modelo textual exigido, bem como se inspirar em redações de participantes que conquistaram a nota máxima.

Inep Enem 2020: como é a prova digital?

A estrutura e logística da versão digital do Enem serão as mesmas do exame tradicional. A aplicação do Enem Digital 2020 será idêntica à do Enem impresso. A estrutura também permanece, com 45 questões de cada área do conhecimento, mais uma redação que deverá ser desenvolvida no modelo dissertativo-argumentativo, com um máximo de 30 linhas.

A única diferença é que no Enem Digital as provas objetivas serão respondidas em um computador, com exceção da redação, que deverá ser feita no papel.

Essa modalidade ainda não conta com recursos de acessibilidade e não pode ser realizada por estudantes treineiros.

Quanto tempo dura a prova do Enem?

No primeiro domingo os candidatos têm 5h30 (cinco horas e meia) para responder as provas, preencher o gabarito, fazer a redação e passar para a folha de respostas. No segundo domingo a duração é de 5h (cinco horas).

O que é preciso levar para o Enem 2020

Documento: fique ligado! Só vale documento de identificação original, oficial e com foto. Não leve cópia simples, autenticada ou documento sem foto. Para não errar, confira a lista do que é preciso levar:

• Caneta esferográfica – só poderá ser utilizada a de cor PRETA, fabricada em material transparente;

• Cartão de confirmação de inscrição;

• Declaração de Comparecimento Enem impressa para assinatura do coordenador local (caso precise do documento).

O que NÃO levar para a prova do Enem 2020

Durante a realização da prova não é permitido que os candidatos estejam portando alguns itens e, para você se organizar, separamos a lista do que é proibido utilizar. Vale lembrar que, o não cumprimento das orientações, pode resultar em eliminação do candidato, então é bom anotar!

• Dispositivos eletrônicos (calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets e demais aparelhos eletrônicos);

• Caneta que não seja de material transparente;

• Óculos escuros;

• Lapiseira, lápis e similares;

• Livros e anotações;

• Chaves, relógios;

• Boné, chapéu, gorro;

• Fone de ouvido ou similares.

Enem 2020 horário: programe-se!

Atenção, candidato! Fique atento ao horário da abertura e fechamento dos portões. Todos os anos muitos estudantes se atrasam e não conseguem ingressar no seu local de prova, perdendo a oportunidade de realizá-la e tendo que aguardar o próximo ano, já sendo conhecidos pelos internautas como os “atrasados do Enem”. Então, se você não quer correr o risco de virar um “meme” do “show dos atrasados do Enem”, confira o horário e chegue com antecedência.

   • 12h: Abertura dos portões do Enem 2020

   • 13h: Fechamento dos portões do Enem 2020

   • 13h às 13h30: Procedimentos de segurança na sala de prova

   • 13h30: Início das provas do Enem 2020

   • 19h: Término das provas no primeiro domingo do Enem 2020

   • 18h30: Término das provas no segundo domingo do Enem 2020

Antes de entrar na sala, guarde os objetos não permitidos no envelope porta-objetos, feche o lacre e deixe debaixo da sua cadeira até terminar a prova. Confira seus dados no cartão-resposta/folha de redação. Agora todos eles terão o seu nome e número de inscrição.

Verifique também seus dados na ficha de coleta do dado biométrico. Faça apenas a conferência. Aguarde a autorização e o auxílio do aplicador para fazer a coleta.

Destaque ainda, com muito cuidado, o cartão-resposta/folha de redação do caderno de questões. Eles serão encartados e não poderão ser substituídos se forem danificados.

Enquanto estiver fazendo a prova do Enem 2020...

Lembre-se que não é permitido trocar a opção de língua estrangeira (inglês e espanhol) que você escolheu na hora da inscrição.

Quanto à redação do Enem 2020, veja o que pode zerar a produção do seu texto:

• Fugir do tema proposto;

• Entregar a folha de redação sem nada escrito;

• Usar parte de texto desconectada do tema proposto;

• Escrever só sete linhas, qualquer que seja o conteúdo;

• Usar impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;

• Fazer uma estrutura de texto diferente do tipo dissertativo-argumentativo.

Como se preparar para o Enem 2020?

O Enem 2020 é a oportunidade de começar os estudos no ensino superior e, sabendo que a prova é composta por muitas questões de diversas áreas do conhecimento, é preciso se preparar para o Enem e conseguir um bom desempenho tanto nas questões objetivas, quanto na redação. Para isso, existem muitas formas de se dedicar aos estudos, desde cursos pré-vestibulares, até conteúdos que podem ser encontrados na internet como o Guia Enem.

Para auxiliar os candidatos nessa maratona de preparação, o MEC criou o Hora do Enem, projeto que compõe diversos recursos que servem como apoio para os estudantes que estão na preparação para a prova. Nele, é possível ter acesso a diversos conteúdos como boletim informativo, programa de TV, aplicativo e site.

Como usar a nota do Enem 2020?

nota do Enem 2020 é o seu passaporte para ingresso em faculdades e universidades públicas e privadas. Você pode usar a sua nota do Enem para conseguir uma bolsa integral ou parcial do Programa Universidade Para Todos – Prouni, o Sistema de Seleção Unificada – Sisu, bem como conseguir o Financiamento Estudantil – Fies. Além disso, se a sua pontuação for igual ou superior a 450 pontos e não ter zerado a redação, você também pode se isentar de realizar o vestibular tradicional de algumas faculdades privadas que adotaram a nota do Enem como critério de seleção.

Saiba mais sobre como usar a sua nota do Enem.

Como calcular a nota do Enem 2020?

nota do Enem 2020 é calculada por meio de um modelo matemático chamado Teoria da Resposta ao Item (TRI), onde cada questão é considerada como um item. Pelo TRI, cada acerto tem um peso específico, baseado em diferentes graus de dificuldade.

Enem Página do Participante: como saber a nota do Enem 2020?

Muitos sites ligados à educação divulgam o gabarito não oficial, preparados por professores de pré-vestibulares, pouco tempo depois da aplicação da prova, no entanto, o gabarito oficial do Enem é divulgado pelo Inep, geralmente após uma semana da realização do exame, em seu site oficial. Já a nota do Enem 2020 é divulgada no Enem Página do Participante, onde os candidatos têm acesso ao resultado individual e sua nota final.

Como é feita a correção do Enem?

A prova objetiva é corrigida por meio do método Teoria de Resposta ao Item – TRI, em que o valor de cada questão varia de acordo com o percentual de acertos e erros do candidato. Dessa forma, uma questão acertada por muitos será considerada fácil, por isso, valerá menos pontos. Por outro lado, ao acertar um item com um grande índice de erros, ganhará mais pontos. Por isso, não é possível calcular a nota final somente com o acesso ao gabarito, mas apenas quando todos os critérios forem avaliados. Sendo assim, um candidato que tiver o mesmo número de acerto que outro, não terá a mesma pontuação.

Já a redação é corrigida por dois avaliadores, de forma que um não saiba a nota que foi atribuída pelo outro, sendo considerado critério de qualificação cinco competências: domínio da norma culta da língua portuguesa, compreensão e desenvolvimento do tema, defesa do ponto de vista, demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e elaborar proposta de intervenção para o problema abordado. Saiba mais sobre como é avaliada a prova do Enem.

Reaplicação do Enem 2020

reaplicação do Enem 2020 acontece no caso do participante ser afetado por problemas logísticos e de infraestrutura, como, interrupção no fornecimento de energia elétrica no dia da aplicação regular. Os casos são julgados, individualmente, pela Comissão de Demandas. A aprovação ou reprovação é comunicado por e-mail e/ou celular, via SMS, cadastrados pelo participante no momento da inscrição.

Enem PPL 2020

Pessoas que estejam privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade também podem realizar a avaliação por meio do chamado Enem PPL. Essa modalidade acontece em data diferente do Enem regular. Participantes com idade a partir de 18 anos, poderão utilizar o desempenho como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso à educação superior.

Estudar em Portugal com o Enem 2020

O Enem 2020 também é uma das formas de seleção para estudantes brasileiros que desejam estudar em Portugal. Por meio do convênio interinstitucional, o Inep firmou parcerias com instituições portuguesas, públicas e privadas, de ensino superior ou politécnico. Atualmente, já são mais de 30 universidades portuguesas parceiras do governo brasileiro e mais de mil estudantes contemplados. Os convênios não envolvem transferência de recursos e não preveem financiamento estudantil.

O calendário de matrículas, as notas mínimas exigidas no Enem, os pesos específicos para cada área de conhecimento e curso variam conforme a universidade. A escala de classificação portuguesa 0-200 é adotada em grande parte dos casos. Isso quer dizer que, neste caso, a pontuação do Enem, cuja escala é de 0-1000, será dividida por cinco.

Mudanças no Enem 2020

Com a divulgação do edital do Enem 2020, o Ministério da Educação trouxe algumas mudanças. Confira!

   • Novo sistema de inscrição;

   • Inclusão de foto na inscrição;

   • Espaço para rascunho da redação (pautado) e cálculos no final no caderno de questões;

   • Eliminação do participante que deixar seu aparelho eletrônico emitir qualquer som durante a aplicação;

   • Todos os lanches serão revistados no dia da aplicação;

   • Surdos, deficiente auditivos e surdocegos poderão indicar, durante a inscrição, o uso do aparelho auditivo ou de implante coclear.

Enem 2020 data: versão digital será aplicada

A partir de 2020 o estudante que for prestar o Enem poderá optar no momento da inscrição no site Enem fazer a prova na modalidade digital. A previsão é que 100 mil alunos realizem o Enem Digital. A meta é que o exame seja integralmente digital até 2026, com quatro edições diferentes ao longo do ano.

Com isso, a data do Enem 2020 será diferente, uma vez que, a versão tradicional da prova em papel será aplicada em dia diferente do digital, porém, sendo sempre em dois domingos consecutivos. Confira abaixo como será:

Enem impresso 2020: 17 e 24 de janeiro de 2021

Enem Digital 2020: 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021

A previsão inicial, conforme edital publicado, era que as provas do Enem Digital 2020 fossem aplicadas em 11 e 18 de outubro. No entanto, por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, as datas foram alteradas pelo Ministério da Educação.

Como estudar para o Enem durante a pandemia do coronavírus

Diante da pandemia do novo coronavírus, as aulas em escolas e cursinhos preparatórios para o Enem estão temporariamente suspensas. Com isso, os vestibulandos estão tendo que se reinventar para conseguir obter um bom desempenho nas provas estudando sozinhos em casa. No E+B Educação há informações de como ajudar os estudantes nesse momento.

Confira alguns deles:

Estácio e Eleva Educação lançam plataforma gratuita de preparação para o Enem

Dicas para criar um bom ambiente de estudos para o Enem em casa

TV Escola disponibiliza acervo e aulas preparatórias para o Enem

5 métodos de estudo para ajudar na organização para o Enem 2020

Em tempos de quarentena investir em um cursinho preparatório para o Enem EAD é alternativa

Futuro do Enem: participante poderá escolher a área a ser avaliada

De acordo com informações do Ministério da Educação, durante coletiva de imprensa, no Novo Enem o participante poderá escolher, no segundo dia de prova, em qual área do conhecimento será avaliado. Com a reformulação, os candidatos irão responder a uma prova comum apenas no primeiro dia, quando serão cobrados temas relacionados às habilidades e competências sinalizadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio. No entanto, o Enem 2020 não terá mudanças significativas e as alterações devem acontecer apenas a partir de 2021.

Bolsas de estudo para faculdades

Mesmo se não for contemplado em nenhum dos programas educacionais oferecidos pelo governo, o acesso ao ensino superior ainda será possível graças a programas de concessão de bolsas como o Educa Mais Brasil, que oferta bolsas de estudo de até 70% de desconto nas mensalidades.

O programa, que é pioneiro no seu ramo de atuação, possui mais de 18 mil instituições parceiras, e disponibiliza desconto para a educação básica; graduação; pós-graduação; cursos técnicos; idiomas; cursos profissionalizantes; preparatórios para concursos; pré-vestibular/Enem e EJA-Educação para Jovens e Adultos. Mais de 450 mil alunos já foram beneficiados em quase 5 mil cidades brasileiras, nas modalidades de ensino presencial, semipresencial e a distância.

Do Portal Educa+Brasil