SISU

Resultado do Sisu é divulgado após liberação judicial

Giliard
Giliard
Publicado em 28/01/2020 às 18:48
WhatsApp Image 2020-01-28 at 18.44.43 (1) FOTO:

Da redação com agências

O resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi divulgado na noite desta terça-feira (28), após uma batalha judicial. Os quase 1,8 milhão de candidatos já podem verificar os resultados do processo seletivo no site do Sisu.

Leia também: Após decisão da Justiça, resultado do Sisu e inscrições do Prouni são liberados

Na tarde desta terça, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, decidiu liberar a divulgação. As listas dos selecionados nas universidades públicas estavam previstas para ser divulgadas pela manhã. Entretanto, a divulgação foi suspensa por uma liminar da Justiça de São Paulo, na última sexta-feira (25), que também impediu o início das inscrições no Programa Universidade para Todos (Prouni).

Na semana passada, o Ministério da Educação (MEC) informou que houve erros na atribuição de notas para cerca de 6 mil alunos. Segundo a pasta, a falha teria ocorrido na impressão das provas aplicadas em algumas cidades, sendo responsabilidade de uma gráfica. O MEC acrescentou que corrigiu o problema e não houve prejuízos para os estudantes.

Na decisão, o presidente do STJ diz ainda que os erros na correção das provas de 6 mil alunos, que foram resolvidos pelo MEC e pelo Inep, órgão responsável pelo Enem, não justificam a paralisação do todo o calendário universitário, que depende da divulgação das notas da prova.

Matrículas

Os aprovados devem ficar atentos ao calendário de matrículas das instituições de ensino. As três maiores universidades de Pernambuco (UFPE, UFRPE e UPE) informaram que os cronogramas divulgados antes da suspensão judicial do resultado estão mantidos.