NOTÍCIAS

Atenção para as regras da redação do SSA 3 da UPE

Giliard
Giliard
Publicado em 16/11/2018 às 7:36
catarina_FJ FOTO:

Candidatos do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) 3, da Universidade de Pernambuco (UPE), devem ficar atentos pois a prova de redação tem critérios diferentes de correção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A dissertação será escrita no próximo domingo, quando acontece o primeiro dia da seleção. Além da redação, os 11.157 estudantes terão que responder 42 questões distribuídas nas disciplinas de português (12), matemática (12), língua estrangeira (10) e filosofia (08).

As regras da prova e como é corrigida estão disponíveis no manual do candidato. Vale dar uma olhada para certificar-se de como os avaliadores vão analisar os textos escritos pelos vestibulandos. Levará nota zero, por exemplo, a redação que só tiver até sete linhas (esse item é igual ao do Enem). Segundo o manual, a dissertação deve conter, no mínimo, três parágrafos e ser desenvolvida entre 20 e 30 linhas.

“Na UPE o candidato tem que colocar um título na redação, ao contrário do Enem. Se ele não colocar vai perder ponto na hora da correção”, observa a professora Ana Cristina Verdasca, do Colégio Santa Maria. Outro detalhe é que a proposta de intervenção, no final do texto, não é obrigatória. “Mas o candidato pode apresentar a proposta. Só que não será avaliado por isso. O importante é fazer a conclusão”, explica Ana, destacando que no seriado se valoriza muito a argumentação.

A UPE tem tradição de vez ou outra propor temas mais filosóficos ou subjetivos. Ano passado foi “A gente espera do mundo… e o mundo o que espera de nós?”. “É importante prestar atenção no texto de apoio, se houver, e não ficar divagando muito no texto”, alerta a professora de redação.

Fera de administração e aluna do Santa Maria, Maria Catarina Martins, 18 anos, prefere temas mais objetivos. “É mais fácil de escrever. Nesse ponto, gosto mais das propostas do Enem”, diz.

SAIBA MAIS

– A folha de redação não deverá ser assinada, rubricada ou conter qualquer palavra ou marca que identifique o candidato sob pena de ser anulada.

– A redação será avaliada isoladamente, valendo de 0 a 10 pontos

– Não serão corrigidas as redações dos candidatos que NÃO obtiverem a pontuação mínima exigida para aprovação, em qualquer uma das provas do seu respectivo curso, incluindo a prova de português.

– Automaticamente será atribuída nota zero à redação quando:

* a folha de redação estiver identificada por assinatura, rubrica ou qualquer sinal identificador

* a folha de Redação estiver em branco, mesmo que o texto tenha sido escrito na folha de rascunho

* houver fuga total ao tema proposto e/ou ao gênero dissertativo-argumentativo

* o texto contiver menos de sete linhas

* o texto for redigido com lápis grafite

* houver presença de trecho propositadamente estranho ao tema ou que contenha ofensas a pessoas ou instituições