FALA, FERA

Geografia no Enem: revisando a Globalização

Giliard
Giliard
Publicado em 19/10/2018 às 10:32
globalização FOTO:

Fala, feras!

Estão lembrados do tema Globalização, que integra o caderno de Geografia do Enem? Então vamos revisar um pouquinho juntos...

A Globalização é compreendida pela fase de crescimento do capitalismo na atualidade, impactando toda economia e espaço geográfico.

Esse período teve origem no século XV, quando várias nações, principalmente europeias, buscaram riquezas em novas terras. Com isso, os europeus estabeleceram contratos e relações comerciais com outros povos.

Não somente em teses comerciais, a Globalização também é marcada pelos avanços nos processos de riquezas, no papel do Estado, no fluxo de pessoas, nas dominações socioculturais e a forma de comunicação em todo o mundo.

A facilidade da informação tem papel fundamental nas relações comerciais, já que a tecnologia permite que contratos sejam feitos até mesmo à distância, facilitando a entrada de capitais.

Com a expansão da Globalização, criaram-se também as Multinacionais, que são grandes empresas que permitem concentrar valores através de aquisições. Isso faz com que o aumento do mercado mundial seja cada vez maior.

A valorização da mão-de-obra qualificada, crescimento da economia informal, o fortalecimento das relações internacionais com a união do comércio, a integração social, econômica e política e o avanço tecnológico dos meios de comunicação são algumas das principais características da Globalização.