ENEM

História no Enem: revisando a Primeira República

Giliard
Giliard
Publicado em 18/10/2018 às 10:21
historia FOTO:

Fala, feras!

Estão lembrados do tema Primeira República, assunto que integra o caderno de História do Enem? Vamos à revisão...

O período da Primeira República começou em 15 de novembro de 1889, com o fim da monarquia. Nos livros de História, também podemos encontrar essa era como República do Café com Leite, República Oligárquica e República de Coronéis.

O primeiro presidente desse governo foi Marechal Deodoro da Fonseca, que renunciou em 1891 e foi substituído por Floriano Peixoto. Esse período foi dividido em duas etapas:

República da Espada: com início em 1889 e término em 1894 - com governos militares de Deodoro e Floriano.

República Oligárquica: com início em 1895 e término em 1930 - foi a época em que São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul tiveram destaque pelo Coronelismo, exercido pelos cafeicultores.

Nesta época,  a economia predominante era a rural, principalmente na produção de café, açúcar, borracha, algodão e cacau. Os fazendeiros tinham o poder e comandavam o trabalho pela troca de favores.

Algumas características marcantes dessa época são o início do desenvolvimento industrial, a proibição do voto para mulheres, soldados, pobres e analfabetos e o início dos movimentos sociais para os direitos trabalhistas. A guerra dos Canudos, Revolta da Vacina, Guerra do Contestado e a Greve Geral também são movimentos que marcaram a época.

Com o fim da Primeira República, instalou-se o que se denomina a Revolução de 1930. Esse período foi inicialmente comandado por Getúlio Vargas, com o apoio de industriais e burgueses. É neste momento que se inicia a Era Vargas.