FALA, FERA

História: revisando a Revolução Industrial

Giliard
Giliard
Publicado em 10/10/2018 às 10:46
revolução FOTO:

Fala, feras!

Vamos revisar esse assunto importantíssimo que integra o caderno de História? Vamos lá...

A Revolução Industrial foi um processo de mudanças que aconteceram na Europa a partir do século XVIII.  A característica principal foi a transição do trabalho artesanal para o assalariado com o uso de máquinas.

Os operários antes da Revolução eram subordinados à péssimos cenários de trabalho, como a carga excessiva de horário. Mulheres e crianças também eram obrigadas a trabalhar.

A Inglaterra foi a pioneira da Revolução Industrial devido à diversos fatores positivos do país: rica burguesia, localização próxima ao mar que facilitava as importações e exportações, o êxodo rural, etc...

A primeira etapa da transição revolucionária começou em 1760, quando a Inglaterra ficou limitada no processo. Surgiram indústrias de tecidos de algodão e as máquinas á vapor contribuíram para a Revolução.

A segunda fase deu início em 1860 e países como Rússia, Itália e Alemanha e França também se industrializaram. Foi o período em que surgiram grandes inovações, como utilização de energia elétrica e de combustíveis precedentes do petróleo e o emprego do aço.

A terceira parte da Revolução começou em meados da década de 1940, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. A principal característica dessa fase foi o surgimento das tecnologias englobadas ao trabalho.