NA PRÁTICA

Matemática no Enem: assuntos que mais caem

Giliard
Giliard
Publicado em 05/10/2018 às 8:54
matemática FOTO:

Com base nas provas de Matemática das outras edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), colocamos alguns dos assuntos que mais caem na prova.

Nessa lista, você pode se basear e intensificar ainda mais os estudos. Faltam exatamente 31 dias para a prova e ainda dá tempo de revisar mais um pouquinho. Vamos lá?

1 - Regra de Três: O cálculo serve para você encontrar um valor de grandezas diretamente ou inversamente proporcionais. É o método onde você encontra um quarto valor, partindo dos três que você já obtém na questão.

2- Probabilidade: Permite que você obtenha o cálculo das possíveis chances de algo acontecer, por meio de análises combinatórias, espaço amostral, fórmulas e experimentos.

3- Porcentagem: Indicadas pelo símbolo '%', com o denominador 100, que representa a totalidade de algo, a porcentagem serve para que você calcule uma parcela daquilo que está sendo estudado.

4- Razão e Proporção: A razão é quem estabelece uma comparação entre duas grandezas, com coeficientes de dois números. Já a proporção, é a igualdade entre essas duas razões.

5- Estatística: A partir de uma coleta e análise de dados, o cálculo de estatísticas serve para chegar à números que a pessoa deseja obter sobre determinado assunto.

6- Funções Trigonométricas: São os cálculos a partir do ciclo trigonométrico. São avaliadas a partir de Seno, Cosseno e Tangente.

7- Geometria Plana: Serve para estudar as figuras que não possuem volume: triângulo equilátero, isósceles, escaleno, quadrado, retângulo, círculo...

8- Geometria Espacial: Estuda as figuras que possuem mais de duas dimensões: cubo, dodecaedro, tetraedro, octaedro, pirâmide, prisma...

9- Leitura e Interpretação de Gráficos: Precisa-se entender de forma correta o que os gráficos estão representando e quais os dados que passam. A partir de uma boa leitura e compreensão, fica muito mais fácil responder a questão.

10- Análise Combinatória: É muito utilizada nos cálculos de probabilidade e faz análise de possíveis combinações de um conjunto de elementos.