DICAS

TRI: entenda o método de correção do Enem

Giliard
Giliard
Publicado em 02/10/2018 às 10:24
gabarito FOTO:

A Teoria de Resposta ao Item (TRI) é o método adotado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para a correção e equilíbrio de pontuação das questões do Enem. A aplicação desse método começou a ser usada à partir da edição de 2009. 

Funciona da seguinte forma: a pontuação de cada questão é calculada de acordo com o grau de dificuldade. Ou seja, as questões mais fáceis, terão pontuação menor. As questões consideradas mais difíceis, terão maior pontuação.

O processo que determina o grau de dificuldade das questões é a quantidade de acertos. Com isso, as questões que tiverem um maior índice de acertos entre todos os participantes do exame, serão consideradas fáceis. As questões que tiverem o menor número de acertos, serão classificadas como questões difíceis, e terão maior pontuação.

Portanto, candidatos que acertam o mesmo número de questões podem ter notas diferentes. O método também inviabiliza a possibilidade de acerto ao acaso, o famoso 'chute'.