ATUALIDADES

Enem 2018 recheado de mudanças

Giliard
Giliard
Publicado em 26/09/2018 às 10:38
enem FOTO:

Sabemos que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vem com mudanças para esse ano. Mas você já entendeu cada uma delas? Enumeramos as três principais modificações para que vocês fiquem por dentro de tudo:

1. Isenção da taxa de inscrição: 

O pedido de isenção da taxa de R$ 82 para a realização da prova foi uma das primeiras modificações. O pedido que antes era feito juntamente com a matrícula, teve data antecipada. Os estudantes tiveram que declarar  situação de baixa renda e ficaram cientes de que, se não comparecerem no dia da prova, não poderão mais solicitar gratuidade nos anos seguintes.

2- Caderno de questões:

O Ministério da Educação (MEC) divulgou que tanto o caderno de questões, quanto os cartões de resposta, terão o nome do candidato e também o número de inscrição já impressos. Essa medida foi tomada para reforçar a segurança da prova, impossibilitando extravios.

3- Dias de aplicação das provas

As provas que antes aconteciam em um único final de semana, serão divididas em dois domingos do mês de novembro. No primeiro dia de prova, serão aplicadas as provas da área de humanas e redação. No segundo, as provas de exatas e ciências da natureza.

Um ponto importante é que os alunos terão 30 minutos a mais no segundo dia de prova, totalizando cinco horas de prova.

Os candidatos podem usar a nota do exame para ingressar em faculdades públicas, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou em faculdades particulares, através do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) e Programa Universidade para Todos (Prouni).