NA PRÁTICA

Entenda as etapas para uma boa redação

Giliard
Giliard
Publicado em 25/09/2018 às 10:15
etapa_redacao FOTO:

Para produzir uma boa prova de redação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é preciso conhecer cada ponto que infere na nota final do exame. O Intensivão preparou um passo a passo com dicas  para conseguir a pontuação máxima:

1. Analisar o tema da redação cuidadosamente:

Após ter estudado os possíveis temas e se deparar com um específico, o aluno deve fazer uma análise minuciosa dos textos de apoio para não fugir do assunto principal. A bagagem informativa que foi estudada antes do exame vai agregar mais informações para o texto.

2. Elaborar um rascunho e escolher uma tese:

Diferente do que se pensa, o rascunho é um dos principais pontos da redação. Nele, você elabora um pré-texto, onde vai reunir os principais argumentos e uma tese que vai servir de norte para o texto oficial. É importante que a tese escolhida seja um assunto que o aluno domine.

3. Monte um pré-projeto da redação:

Essa etapa consiste na organização dos argumentos de acordo com a estrutura - introdução, desenvolvimento e conclusão - da redação. Um texto bem amarrado com informações precisas prende a atenção do leitor. A coesão e coerência devem ser muito bem distribuídas.

4.  Revisão do texto:

Uma das fases mais importantes é a revisão gramatical. Essa etapa consiste em avaliar todas as palavras, frases e sentidos do texto. Quando não souber o significado real de uma palavra, substitua por outra expressão. A concordância das frases deve ser muito bem analisada.

5. Passe o texto a limpo:

Com o texto oficial já construído e analisado, agora é a hora de passá-lo para a folha principal. O cuidado deve ser redobrado para que não haja erros ou esquecimento de palavras que podem tirar o sentido das frases. Uma atenção especial deve ser dada para a quantidade limite de linhas permitidas.