FEDERAIS

Recife é uma das cidades contempladas pelo 1º vestibular indígena da Unicamp

Valentine Herold
Valentine Herold
Publicado em 03/09/2018 às 12:01
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Seja através de hashtags, vídeos no Youtube ou posts no Facebook, as reivindicações de classe, gênero e raça estão ecoando cada vez mais alto - e ainda bem! -, saindo inclusive da esfera das redes sociais e pautando os debates da sociedade civil, mídia e políticas públicas. Foi possível acompanhar nos últimos anos diversas mudanças positivas graças a esse engajamento crescente e uma das recentes novidades na esfera universitária foi a criação do primeiro vestibular indígena da Universidade de Campinas, Unicamp.

As inscrições começaram no último dia 15 de agosto e seguem até o próximo dia 14 de setembro, são gratuitas e contemplam 72 vagas em 27 cursos. Dentre as cidades onde será aplicada a prova está o Recife. Tanto na capital pernambucana quanto em Manaus (AM), Campinas (SP), Dourados (MS) e São Gabriel da Cachoeira (AM), o vestibular acontece no dia 2 de dezembro.

A prova

Para participar, o candidato tem que comprovar, através de documentos, que pertence a uma etnia indígena e ter cursado o ensino médio todo na rede pública ou em escolas indígenas reconhecidas pelo Ministério da Educação.

Os detalhes do edital, assim como o programa de estudos, podem ser consultados no site da Comvest. A prova é dividida entre 14 questões de Linguagens e Códigos, 12 de Ciências da Natureza, 12 de Matemática, 12 de Ciências Humanas e uma redação.