PARTICULARES

Inscrições para bolsas do Proupe abrem na próxima segunda

Allan Nascimento
Allan Nascimento
Publicado em 14/12/2017 às 16:58
unb FOTO:

As inscrições para o Programa Universidade para Todos em Pernambuco (Proupe), que concede bolsas de estudos em 13 autarquias municipais espalhadas pelo Estado, começam na próxima segunda-feira (18). Nesta seleção, serão ofertadas 1.300 bolsas e os interessados devem se inscrever até 3 de janeiro, exclusivamente pelo site da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Criado há seis anos pelo governo estadual, agora o projeto tem uma novidade: 60% das bolsas oferecidas serão destinadas para cursos nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia, matemática e computação. Nos outros editais, a prioridade era para bolsas de licenciaturas, uma vez que o foco inicial do programa era fomentar a formação de professores.

Podem concorrer candidatos que estudaram todo o ensino médio em escola pública ou egressos de colégios privados que tenham sido bolsistas integrais. Professores em exercício na rede pública de ensino e que não tenham licenciatura também podem se inscrever no Proupe. As bolsas terão dois valores: R$ 135 e R$ 245, que serão repassados às autarquias, que vão abater a quantia das mensalidades dos bolsistas.

Veja edital com todas as regras e distribuição das bolsas por autarquia

Os estudantes serão selecionados por nota. Caso seja vestibulando (o estudante vai iniciar o primeiro período), a seleção levará em conta a nota dele no vestibular. Se o candidato já for universitário, a seleção vai observar a média dele nas disciplinas do último período cursado.

Os interessados nas bolsas precisam ficar atentos aos vestibulares realizados por cada instituição integrante do Proupe. Eles terão que participar primeiro dos processos seletivos das autarquias para depois concorrerem às bolsas do programa. O resultado preliminar do processo seletivo será divulgado em 14 de janeiro. O listão final com todos os contemplados vai ser liberado em 25 de janeiro.

AS AUTARQUIAS

Veja as cidades que têm autarquias municipais em Pernambuco que participam do Proupe. Pelo site, o estudante pode saber quais cursos são ofertados e as datas dos vestibulares:

Serra Talhada

https://aeset.edu.br/

Salgueiro

https://www.fachusc.com.br/

Petrolina

https://www.facape.br/

Palmares

https://www.famasul.edu.br/

Limoeiro

https://www.facal.edu.br/

Goiana

https://www.ffpg.edu.br/

Garanhuns

https://www.aesga.edu.br/

Cabo de Santo Agostinho

https://www.fachuca.edu.br/

Belo Jardim

https://www.aeb.edu.br/

Belém de São Francisco

https://www.cesvasf.com.br/

Arcoverde

https://www.aesa-cesa.br/

Araripina

https://www.portalaeda.edu.br/

Afogados da Ingazeira

https://www.aedaifafopai.com/